Há quem diga que para se ter uma cozinha interessante, é preciso deixar para trás o branco, tom que prevaleceu, por muito tempo, como solução para o cômodo. Mas o que as pessoas esquecem é que tal estratégia de decoração é certeira para alcançar um clima leve, despretensioso e muito aconchegante. Casa Vogue fez uma seleção de ambientes que usam o total white - ou a predominância dele -, com truques de estilo capazes de deixar a falta de cor mais radiante que um arco-íris. Para saber mais sobre cada um deles, clique na fotos ou nos títulos abaixo!
E MAIS: 14 cozinhas nada convencionais
A estética industrial, que está super em alta, ganha leveza ao incorporar o branco desta cozinha minimalista. Os armários (que possuem algumas portas de madeira natural) e a mesa aparecem em linhas simples e retas; um belo contraste com a textura rústica da parede. As clássicas cadeiras feitas pelo casal Eames e as luminárias pendentes ficam encarregadas de adicionar charme e personalidade.
A madeira aparece novamente para evocar agradáveis lembranças de uma cozinha de fazenda. Com textura natural apenas no piso de tábua corrida e na mesa, ela divide espaço com armários tradicionais cheios de detalhes, azulejos quadrados, um aparador com prateleiras expostas e inesperadas luminárias fabris, sendo que todos esses itens surgem cobertos de branco.
Aqui, elegantes armários e prateleiras abrem espaço para que eletrodomésticos e acessórios dêem ainda mais brilho no cômodo clean. O fogão, a coifa, as panelas e até alguns copos mostram suas formas retrô na cor bronze, outro hit da decoração nos últimos anos. O resultado não poderia ser melhor. Enquanto o branco garante a serenidade, o metal tempera ousadia.
Os tons de branco que formam o piso, a bancada minimalista e a parede de azulejos quadrados, cada um em um estilo, abrem espaço para alguns pontos de alto contraste que injetam drama ao ambiente. Luminárias tipicamente usadas na área externa foram instaladas ali para lançar uma luz inesperada sobre a pia (que é dourada!) e quebrar a homogeneidade visual com seus corpos negros. A cafeteira, o forno, o cooktop e a grade no alto do cômodo seguem a mesma cor.
Um certo ar de futurismo se instala no ambiente acima graças à profusão prateada. Além de estar presente nos eletrodomésticos de aço inoxidável e em alguns acessórios, o brilho metálico aparece nas pastilhas que cobrem a parede. Um grito de ousadia que se torna ainda mais forte ao lado das luminárias pendentes transparentes. Hello, Jetsons!
A textura natural da madeira em alguns pontos aparece, desta vez, com um outro propósito. Como as cadeiras trazem linhas contemporâneas, o material adiciona sofisticação à cozinha clean. Tal efeito é maximizado graças a uma tríade de elementos que é praticamente sinônimo de luxo: a mesa Saarinen, o painel com grandes pedras de mármore e o lustre de madrepérola. Para completar, a luminária industrial e a torneira clara na pia deixam o espaço ainda mais cool.
O combo formado pela madeira natural, as superfícies laminadas, os armários minimalistas e os eletrodomésticos retrô ganha outra cara ao ser colocado junto ao revestimento escolhido para esta cozinha. As pastilhas hexagonais já são fortes o suficiente em sua versão original. Quando feitas de mármore, tornam-se quase uma obrasde arte. Para completar, uma luminária escultural se dependura do teto.
A frase "menos é mais" pode ser atribuída, sem tirar nem pôr, à cozinha acima. Mas trata-se de um minimalismo sofisticado, com materiais nobres muito bem escolhidos. A estrutura do espaço parece ser formada por blocos de mármore e de madeira que se encaixam para alcançar a elegância.
Que atire a primeira pedra aquele amante do décor que nunca tenha desejado os elementos do ambiente acima. Azulejos de metrô, bancadas de madeira de demolição, itens industriais e móveis vintage se unem em uma combinação única. Jarros e potes na cor branca aumentam a sensação de leveza.
Quem poderia imaginar que o brilho da laca se daria tão bem com a ousadia natural do mármore? Na cozinha acima, o sucesso foi atingido graças à mistura de texturas. Para completar, ainda aparecem a madeira clara e o brilho metálico, ambos eleitos para não comprometer o clima leve da decoração.
Branca do piso ao teto, a cozinha da imagem ganha lugar nesta lista graças à organização dos objetos e acessórios. Reunidos em blocos monocromáticos, eles criam um jogo visual interessante e alegre.
Sobre uma base branca, foram adicionados elementos contrastantes entre si que casam muito bem. Para guardar os pratos, foi eleito um armário vintage de curvas elaboradas. Já a pia minimalista ganhou o frescor do verde e o bilho do dourado.
Assim como a cozinha anterior, esta criação de Rodolphe Parente usa um pano de fundo alvo para receber arroubos de criatividade. Só uma base branca seria capaz de acomodar, ao mesmo tempo, um piso vermelho de marchetaria e detalhes arquitetônicos dourados. Ousado e muito chique!