Como fazer peças simples, bonitas, funcionais e com algum diferencial? Quem responde é a designer brasileira Carolina Zamboni Peraça. Em seu estúdio em Porto Alegre, ela desenvolveu duas coleções de louças muito delicadas e leves que utilizam a cerâmica, sua paixão. E o diferencial? “Na face dos pratos tem uma faixa sem esmalte, criando um elemento gráfico na mesa de jantar”, destaca.
A primeira coleção é formada por pratos e bowls de porcelana. O prato de jantar chama-se Pincelada e dá cor às peças de forma sutil. O prato de sobremesa ganha o nome de Mármore, com linhas e efeitos da técnica que a designer adora. As cores predominantes na linha são o branco e grafite. As peças são de porcelana esmaltada somente na parte interna.
Areia denomina a segunda coleção. São pratos e bowls feitos no torno com argila de alta temperatura. As peças recebem o esmalte branco no interior, ou seja, por fora elas ficam com uma textura natural, crua, da cor dos grãos de areia.
Há também as peças com couro: “No Sul, a indústria de couros é tradicional, então combinei com a cerâmica. Estou sempre querendo deixar um objeto mais interessante”, conta. Assim, o bowl, a bandeja e a saladeira têm alças de couro, natural ou caramelo, amarradas para serem retiradas na hora de lavar a louça. Atualmente, ela trabalha com materiais nacionais e importados.
LEIA TAMBÉM: A assinatura marcante de Paolo Gonzato
Carolina explica que demora de dois a três meses para desenvolver as peças de uma coleção. “Às vezes, pode demorar seis meses, pois vou adicionando produtos e detalhes. Outras peças e coleções requerem estudos e conceitos; é preciso fazer desenhos, maquetes de papel, modelos e moldes até chegar à peça final”, detalha.
Ela ainda relata que sempre trabalha com mais de um projeto ao mesmo tempo. “Se não dou uma solução de maneira imediata, vou trabalhando com outras peças até encontrá-la.”
A designer espera que até o final deste ano suas coleções cheguem a lojas de várias capitais do país. “Gostaria de ver meus produtos em espaços que valorizam o design nacional”, almeja.
E MAIS: Cores enérgicas e materiais genuínos