A tarefa era transformar o endereço, no distrito de Aoyama, em Tóquio, na sede da Beauty Library, idealizada para funcionar como café e loja de cosméticos orgânicos. Quem assumiu a missão de unir dois espaços com funções distintas sob o mesmo teto foi Oki Sato, designer e fundador do premiado estúdio Nendo. “Acreditamos que a pessoa interessada em trabalhar sua beleza deve estabelecer uma ligação estreita entre os cuidados destinados à parte externa e os dedicados à parte interna do seu corpo. Pensando nisso, nossa proposta foi integrar ao máximo a experiência dos cosméticos com a das comidas e dos drinques, que atendem às necessidades interiores”, revela a equipe do Nendo.
LEIA TAMBÉM: Especial banheiros e revestimentos
De acordo com os profissionais, a solução eleita para dispor os produtos trouxe o caráter autêntico da obra. Os itens aparecem lado a lado nas prateleiras de madeira, como se fossem livros. Nos modulos centrais vazados, foram construídas ainda salas de estudo, como classificam os projetistas, equipadas com mesas e luzes, onde os interessados testam os cosméticos. O efeito final inspirou inclusive o nome do espaço: Beauty Library, que, em português, significa Biblioteca da Beleza.
A cozinha foi posicionada na lateral do espaço, deixando a área central livre para receber as generosas estantes, protagonistas do projeto. Graças à organização, os clientes têm fácil acesso aos itens de beleza e também podem recorrer aos bares de apoio, ao lado, quando sentem vontade de provar bebidas e comidas. Além do salão principal, um anexo tomou forma do lado oposto do pátio da casa. Equipado com mesas e cadeiras, ele serve de apoio ao café e recebe pequenos eventos e workshops. Mais uma vez, o estúdio Nendo apresenta uma obra marcada pela sensibilidade do traço e um minimalismo acertivo nas escolhas.
E MAIS: Portas do estúdio Nendo revelam funções inovadoras