Os finais de semana da família proprietária dessa casa de praia, assinada pelo escritório FCstudio, certamente tornaram-se mais animados depois que a construção ficou pronta. “O casal e seus dois filhos adoram promover festas, por isso, os espaços são extremamente integrados”, explica o arquiteto Flávio Castro. Além de aproveitar de forma inteligente cada um dos 335 m² de área construída, o projeto é ideal para um lugar de temperaturas elevadas, como o Guarujá, no litoral de São Paulo.
Conforto térmico foi uma das principais preocupações do arquiteto. A fachada frontal da casa foi estrategicamente posicionada para que a área social, com pé-direito de 5,5 metros e cercada por grandes panos de vidro, não recebesse diretamente a incidência do sol. O bloco fechado, onde estão os quartos, faz uma gostosa sombra e garante uma temperatura agradável no interior dos ambientes. “Os espaços possuem aberturas enfrentadas, para que se crie a ventilação cruzada e a renovação natural do ar dentro da residência. Assim, evitamos ar-condicionado e economizamos energia”, explica Flávio. Além disso, a casa foi construída com tijolos de cerâmica, o que garante isolamento acústico entre os espaços.
LEIA TAMBÉM: Decorador leva a vida cercado por cores
Com uma arquitetura de traços contemporâneos, o projeto combina vidro, concreto e madeira. Mas, nada foi escolhido por razões meramente estéticas. Cada material utilizado atendia uma necessidade específica. “O vidro garante transparência e possibilita entrada de luz natural, a madeira traz leveza e aconchego e o concreto pela estrutura e durabilidade”, conta o arquiteto.
Totalmente integrada com a área externa, a casa reverencia a natureza da região litorânea. Piscina, deque e churrasqueira garantem diversão e momentos agradáveis em família e entre amigos.
E MAIS: Em Miami, casa tem estilo internacional
No interior, salas de estar, jantar e cozinha gourmet não possuem barreiras. A continuidade visual é garantida através de revestimentos de tons claros, que garantem amplitude. Uma escada metálica, discreta e elegante, leva ao pavimento superior, que abriga a área íntima da casa com quatro suítes.