Apesar de ser de nacionalidade francesa, o designer Emmanuel Babled utilizou materiais e técnicas italianas para desenhar a Osmosi, sua nova coleção de móveis e objetos. A partir da fusão de vidro e mármore, ele criou itens de simplicidade ímpar, com formas fluidas, transparência e cores intensas.
O vidro soprado foi produzido pelo forno da marca Venini, em Murano (Veneza), e o mármore Carrara veio da Testi Fratelli, em Verona. Em edição limitada, a produção da coleção Osmosi combina tecnologia de ponta e técnicas tradicionais de artesanato.
A junção desses dois materiais é feita com uma precisão cirúrgica, por meio de tecnologia digital. O processo inicia-se com a produção do vidro, realizada pelos artesãos de Murano. Depois, o desenho dessa peça é capturado por um scanner 3D e os dados são transferidos para um equipamento que recorta o mármore precisamente. Dessa maneira, as duas peças se encaixam de maneira perfeita, criando um acabamento impecável.
LEIA TAMBÉM: Expo em Israel traz 450 banquinhos
Emmanuel define essa junção de materiais como uma simbiose, onde existem duas partes, mas uma não funciona sem a outra. Além disso, a técnica do vidro soprado produz itens únicos, com características individuais e impossíveis de serem reproduzidas.
E MAIS: Design de engenheiro elevado à arte
Os itens que fazem parte da coleção Osmosi se parecem com esculturas contemporâneas, mas todas possuem uma função. Entre as peças produzidas estão vasos, mesas e outros acessórios.