Localizada em uma das extremidades da cidade de Oslo, Noruega, essa casa tem como vizinhança uma densa floresta. Além disso, o terreno está no ponto mais alto da cidade, o que propicia uma vista deslumbrante da paisagem urbana ao redor. Assim, o imóvel, projetado pelo escritório norueguês Schjelderup Trondahl Arkitekter, foi estrategicamente posicionado para que os moradores tirassem o máximo proveito do local.
Aqui, a ordem natural da disposição dos ambientes foi invertida. A sala de estar principal foi colocada acima da área íntima, onde se encontram grandes aberturas para o horizonte. Cozinha e sala de jantar aparecem em um nível um pouco mais abaixo.
LEIA TAMBÉM: Formas assimétricas e linhas modernas
Os tons claros usados em móveis e revestimentos dos espaços internos contrastam com a fachada escura, que se destaca em meio à neve, que se faz presente em grande parte do ano. Nas áreas sociais, piso, parede e teto foram recobertos com placas de carvalho, criando uma ambientação elegante e fluida. A lareira e alguns itens do mobiliário, feitos com a mesma madeira, foram confeccionados por artesãos locais.
O piso de entrada, que dá acesso a casa, é o mais compacto. Nele, encontram-se os quartos, banheiros e uma sala da família. Nessa área, pequenas aberturas garantem ambientes aconchegantes, mas sem deixar de receber iluminação natural. No andar térreo, há espaços de trabalho, um pequeno quarto, que pode ser integrado, e uma sala de estar com saída direta para o terraço. Lá, localiza-se um jardim cercado de cerejeiras japonesas, cuja floração pode ser apreciada na primavera.
E MAIS: Uma casa flexível e tecnológica
Com um desenho simples, a casa exibe um rigor arquitetônico que busca amplificar a funcionalidade dos espaços, garantir a vista dos arredores e promover um conforto térmico e luminoso ao longo das variações de temperatura durante o ano. Por isso, algumas das esquadrias são fixas e aparecem discretas na fachada. Já as móveis, ganharam uma pintura verde vibrante, assim como as portas de correr, que possibilitam a integração de uma das salas com o exterior para que os moradores aproveitem a natureza durante os dias de verão.