Para celebrar a reabertura do Saga Prefectural Art Museum, localizado na ilha de Kyushu, no Japão, o designer Tokujin Yoshioka recriou a instalação Tornado como pano de fundo para uma retrospectiva de sua obra. Trata-se de um momento importante, pois além de a reforma do museu ter sido coordenada por ele, é a primeira vez que o designer expõe individualmente em sua cidade natal.
Tornado foi criada originalmente em 2007 para a feira de design de Miami e é feita com, nada menos, que 2 milhões de canudos transparentes. A ideia é que esse trabalho lembre o movimento das nuvens ao anunciar uma tempestade violenta. Com isso, o designer pretende levar o público a refletir sobre as catástrofes e o futuro da natureza e dos seres humanos.
Além dessa instalação grandiosa, outras obras emblemáticas da trajetória de Tokujin podem ser vistas na exposição. Cada uma delas traz em si a simplicidade da natureza através de detalhes sutis e materiais suaves, que transmitem uma sensação de calma e paz. Entre essas peças, está o banco Water Block, que fica permanentemente no Musée d'Orsay, em Paris, a série Venus e a poltrona Honey Pop.
Além disso, há um espaço dedicado para a coleção Sparkle, que o designer desenhou especialmente para a marca italiana Kartell, com peças de acrílico. E, por fim, as cadeiras Moon para a Moroso também são apresentadas e ficam em uma redoma de vidro. A exposição pode ser vista até o dia 2 de agosto.