A trajetória da sueca Monica Förster é marcada por conquistas memoráveis, que garantiram a ela uma posição na lista dos designers mais consagrados da atualidade do seu país. Seu portfólio reúne projetos desenvolvidos para empresas como Volvo, Alessi, Cappellini, Poltrona Frau, Whirlpool, De Padova, além de prêmios e participações em mostras de diferentes museus, entre eles o MoMA, em Nova York. Apresentamos as peças da sua mais nova coleção, criada em parceria com a marca Zanat. A empresa da Bósnia convidou Monica a mergulhar no campo de expertise da companhia: o trabalho minucioso e artesanal em madeira. Dessa imersão, surgiram itens com funções diversas e ares esculturais, conquistados graças ao entalhe empregado nas superfícies.
LEIA TAMBÉM: Vasos que crescem junto com as plantas
Com desenho minimalista e suave, a cadeira Unna foi pensada como um item customizável. O cliente pode escolher diferentes estilos de entalhes a serem aplicados em sua superfície. O trabalho à mão realizado na madeira imprime características autênticas em itens com um mesmo contorno e, além disso, ainda há a opção de adicionar ali uma almofada de couro, caso o interessado julgue necessário, ou mesmo tingir toda a peça de preto.
Fazem parte das novidades também objetos de mesa que, nas palavras da designer, foram esculpidos à mão de forma espontânea e intuitiva, o que resultou em padronagens improvisadas nas superfícies. Durante todo o processo, a intenção principal, conta ela, foi ressaltar a excelência do artesanato da Zanat. As peças são ideais para receber frutas e outros itens. “Modernizamos os entalhes, mas, com o cuidado de preservar as técnicas genuínas”, revela Monica.
E MAIS: A assinatura marcante de Paolo Gonzato
Os novos módulos de prateleiras e armários podem ser usados como unidades individuais ou compostos em família. Eles funcionam bem alinhados contra a parede ou como divisórias de grandes espaços e, na versão alta, uma modalidade do item é equipada com uma seção fechada de armário. Cada gabinete pode ter sua superfície personalizada em uma variedade de padrões, criados a partir das técnicas artesanais. A designer conta que, assim como nas outras peças, o objetivo central foi celebrar a excelência do entalhe da Zanat.