Basta olhar atentamente essas imagens para perceber que as antigas casas gregas serviram de inspiração ao projeto do bistrô La Maison du Grec, no bairro Kifissia, em Atenas. Charmosos, os ambientes claros e cheios de detalhes revelam as referências utilizadas pelos arquitetos do escritório Minas Kosmidis, que desenharam o projeto.
A ideia foi observar as formas do passado com um olhar fresco e atualizá-las, mas sem perder as características essenciais. O Antefix, um ornamento arquitetônico clássico, talvez seja o item mais marcante do projeto e que faça a conexão do restaurante com a Grécia antiga. Segundo os arquitetos, esse elemento nunca teve o reconhecimento que merece como criação artística e sempre foi usado de maneira secundária. Por isso, no bistrô ele foi esculpido em madeira e usado como protagonista da decoração.
LEIA TAMBÉM: Refeições no prédio de Charlie Chaplin
A gastronomia segue a mesma linha do décor, pois as tradições são valorizadas e traduzidas de um jeito moderno. São tortas, carnes, saladas e sobremesas, feitas com ingredientes frescos, vindos de todo o país. Como o objetivo do proprietário era criar um lugar de estar, onde as pessoas pudessem passar um bom tempo conversando, o espaço convida a esses momentos.
No andar térreo, os clientes podem fazer refeições mais rápidas ou apenas apreciar um cafezinho. No mezanino, há confortáveis poltronas, onde é possível organizar reuniões mais demoradas. O pátio interno, localizado na parte de trás do restaurante, é uma agradável surpresa para os clientes, que descobrem um ambiente reservado e tranquilo.
E MAIS: Anos 1950 inspiram este café, na Polônia
A paleta de cores não poderia ser mais grega. Tons de azul, verde, branco e amarelo, característicos da paisagem daquele país, aparecem nos revestimentos e também no mobiliário. Para quem estiver com a Grécia nos planos de viagens futuras, pode anotar o La Maison du Grec como uma bela sugestão para um almoço ou jantar sem pressa.