Richard Rogers, um dos maiores arquitetos britânicos, completou em julho 80 anos de vida. Para celebrar tal marco, a Royal Academy of Arts de Londres colocou em cartaz a exposição Richard Rogers RA: Inside Out, que fica até o dia 13 de outubro na galeria Burlington Gardens. A mostra apresenta uma rica retrospectiva da carreira deste mestre, trazendo ao público croquis, desenhos e fotografias de suas mais importantes obras.
Entre elas, ganha destaque, é claro, o Centre Pompidou, em Paris, projetado em parceria com Renzo Piano, à época inaugurado em meio a vaias que chegaram a colocar sua carreira em risco. Hoje o projeto é intensamente aclamado pela população local e pelos seus colegas de profissão. Outras obras importantes foram o Lloyd's de Londres, na City, e o Tribunal de Grande Instance, em Bordeaux.
Em 2006, Rogers levou o Prêmio Stirling pelo Terminal 4 do aeroporto de Barajas, em Madri, e em 2007 recebeu o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra. Ao anunciar a escolha de Rogers, Thomas Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, americana, disse: "Richard Rogers é defensor da vida urbana e acredita no potencial da cidade como catalisadora de transformações sociais".
Para acompanhar a mostra, às sextas-feiras a Royal Academy of Arts vem promovendo debates sobre arquitetura e desenho urbano. Entre os palestrantes estiveram e estarão Michael Pinsky, Dan Pearson and Douglas Murphy. No dia 4 de outubro, Rogers e Renzo Piano se reunirão para conversar sobre suas colaborações prévias. Qualquer um com o ingresso da mostra pode ouvir tais papos.
Richard Rogers RA: Inside Out
Local: Royal Academy of Arts – Burlington Gardens Gallery
Endereço: 6 Burlington Gardens – Londres
Data: até 13 de outubro
Ingesso: 8 libras