Londres, São Petesburgo, Budapeste, Lisboa, Praga, Malta, Trípoli, Cartum e Taormina. Todas essas cidades contam com um hotel da luxuosa rede Corinthia – exceto Malta, onde há dois deles. A cadeia é uma verdadeira força na Europa, muito por causa de seus valores. Entre eles, a maestria artesanal é o principal. “Num mundo condenado à produção em massa, oferecemos o sob medida” afirma o italiano Alfred Pisani, fundador e presidente da rede de Hotéis Corinthia.
Na filial da capital inglesa o primeiro detalhe bem pensado é a localização do hotel, a poucos passos da Nelson’s Column, da Trafalgar Square, da London Eye e da National Gallery. Embankment e Westminster, bairros muito visitados pelos turistas, também não estão longe. Tais marcos compõem uma paisagem única, a qual decora as janelas da maioria dos quartos do hotel – dependências que estão entre as mais espaçosas da cidade. O rio Tâmisa, claro, é parte importante do visual privilegiado.
Logo na entrada, a arquitetura e a decoração do hotel surpreendem. O espaço banha-se em luz natural que entra através de um belo domo de vidro. O candelabro Full Moon, desenhado por Chafik Gasmi, é composto por mil bulbos de cristal transparente e um vermelho, que simboliza o compromisso dos dirigentes e empregados do Corinthia com o trabalho artesanal. A sala de espera foi preenchida com uma seleção eclética de cadeiras. Quem se senta ali pode deliciar-se com chás servidos em louças William Edwards. Ainda na aera comum há um bar e dois restaurantes.
O Bassoon oferece coquetéis moleculares, champanhes finos e diversos drinques – tudo isso em copos e taças que replicam o conjunto do qual desfrutava a rainha Vitória. A bancada de sete metros de comprimento desemboca num grande piano Roland. Em outro ponto, o Northall apresenta aos hóspedes o melhor da cozinha britânica. O diferencial do restaurante é o fato de utilizar apenas produtos orgânicos nas receitas. Já o restaurante Massimo especializa-se nos pratos que levam ostras, peixes, carnes e massas. O décor por lá tem ar art déco.
Outras áreas dignas de nota são a cobertura, o spa e os salões de eventos e reuniões. Além da vista, no terraço há outros elementos que causam encanto, como as lareiras abertas e a piscina. O spa, que se expande por quatro andares, oferece serviços diversificados que proporcionam cuidados à saúde e à estética. Os tratamentos alternativos são as joias da coroa. Por fim, cabe chamar atenção para o belo restauro da arquitetura vitoriana do salão de festas. Ali fica fácil criar uma ambientação requintada.
“Cercamos nossos hóspedes com materiais caros escolhidos pela sua qualidade, não por seu glamour”, diz Pisani. “Como os melhores artesãos, nunca fazemos apenas o estritamente necessário. Pelo contrário, seguimos trabalhando até que tenhamos transformado o mundano em algo mágico”, finaliza triunfal.