O fascínio que os designers tem pela liberdade de criar o que a imaginação – muitas vezes sem limites – permite, pode quebrar barreiras econômicas e geográficas. Foi isso que aconteceu com as irmãs Gwendolyn e Guillane Kerschbaumer, que deixaram carreiras bem sucedidas em escritórios de arquitetura e design ao redor do mundo para se dedicarem à elaboração de objetos decorativos, especialmente luminárias. A distância, já que uma mora em Londres e outra em Frankfurt, também não foi problema para a realização do sonho em comum, e assim nasceu o Atelier Areti.
A paixão da dupla por lâmpadas surgiu graças ao projeto de conclusão de curso de design de Guillane na Universidade Central Saint Martins, em 2006. Naquele momento a quase designer Guillane e a já arquiteta Gwendolyn trabalharam juntas na criação de uma luminária de vidro e, desde então, não saíram mais do assunto. Já no atelier elas desenvolveram, entre outras, a coleção Alouette, com arandelas, luminárias de piso e pendentes com formato de pássaros. Também conceberam a luminária de piso Squares, que mais parece uma escultura repleta de lâmpadas e tem a opção de ser fixada na parede.
Areti, que em grego significa virtude e excelência, é o ponto de partida para todas as criações das irmãs. Para elas a beleza, que vai além da aparência, também está na funcionalidade do objeto e em sua qualidade. Por isso, criam itens que tenham vida longa, tanto pelo design atemporal quanto pela qualidade dos materiais usados.
Curiosamente, o Atelier Areti tem sede em Londres, mas as irmãs trabalham diariamente através de videoconferências e se encontram pessoalmente apenas uma vez por mês. Muitas peças, porém, são feitas manualmente por artesãos na Alemanha. Em meio a esse vai e vem elas conseguem realizar suas coleções graças às ideias semelhantes e a grande paixão por arte e design.