O escritório Link Arkitektur acaba de entregar uma de suas mais interessantes obras, o Stoeperiet. Trata-se de um complexo residencial de 4,1 mil m² localizado em Bergen, na Noruega. São cerca de 3 mil m² de nova área construída e 1,1 mil m² de área revitalizada. A beleza da obra jaz, justamente, na sobreposição do antigo e do novo. Em um dado local, a construção recente chega a sobrevoar um galpão de fundição de ferro do século 19. O enorme balanço, ali, é sem dúvida o momento mais cativante do projeto.
Estas 45 novas habitações fazem parte de um plano maior, urbanístico. A ideia é dar nova vida e novo uso à antiga área industrial de Damsgård. O distrito, por inteiro, passa por uma revolução. A justificativa para tamanho empenho por parte do governo, é a boa localização da área. Entre os fiordes e as montanhas e à curta distância do centro da cidade, a região é ideal para a construção de moradias. Para estimular a migração, por ali vêm surgindo também outros projetos: cafés, restaurantes, espaços de lazer e estradas.
De volta aos novos edifícios, há ainda algo a ser dito sobre a sua estrutura. Levou-se em conta o passado da região no processo de concepção da obra. Assim, nota-se o emprego de pesadas estruturas de ferro, que fazem referência à fábrica de fundição. No trecho que fica em balanço, o edifício inteiro, na verdade, está dentro de grandes treliças metálicas. Por isso o desenho das janelas é tão peculiar. Com a ajuda de programas de computador avançados, os arquitetos calcularam os melhores desenhos para as aberturas.
O escritório Link Arkitektur venceu em 2006 o concurso que lhe garantiu desenvolver e erguer esta obra. A construção dos edifícios, agora finalizada, teve início apenas em 2013. A fábrica de fundição de ferro foi reformada. O espaço deverá comportar um pequeno comércio no futuro.