Imprimir sua assinatura sem ofuscar o brilho do edifício projetado por ninguém menos que Louis Kahn. E ainda solucionar a grave falta de espaço para exposições e programas de educação do museu, decorrente do drástico crescimento da coleção e de programas, nos últimos anos. Esse foi o desafio de Renzo Piano Building Workshop para a ampliação do Kimbell Art Foundation, em Fort Worth, Texas.
O novo edifício, inaugurado oficialmente ontem, 27 de novembro, além de praticamente dobrar espaço da galeria do Museu, ainda reverencia a obra de Kahn, criada em 1972. Exemplo disso é a manutenção da vista do antigo edifício através do novo e a reorganização de fluxos, que leva os visitantes agora à entrada da fachada oeste, que Kahn planejou como a principal do edifício.
Mesmo de caráter transparente, aberto e discreto – devido ao amplo uso de estruturas de vidro e por metade de seu programa ficar subterrâneo – o edifício soma beleza e eficiência, como nos beirais do telhado de vidro, que proporcionam bela sombra tanto do lado norte quanto do sul mantendo a ampla eficácia energética.