“Edifícios podem ser estáticos, mas nossa experiência com eles nunca é”. Quem disse esta frase foi Robert Landon, escritor perito em viagens, arquitetura e design que se dedica a tratar sobre esses temas há mais de vinte anos. Junto ao premiado fotógrafo Paul Clemence, ele acaba de lançar o livro Here/After: Structures in Time.
A obra, fruto da busca incansável de Clemence por encontros arquitetônicos, traz 38 fotos coloridas e em preto e branco. Para isso, ele viajou a cidades como Rio de Janeiro, Nova York e Barcelona, transformando em imagens alguns dos mais célebres edifícios do mundo, como o Guggenheim Museum, de Frank Lloyd Wright e a Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer. O livro também traz obras de Frank Gehry, Zaha Hadid, Marcel Breuer, Mies van der Rohe, I.M. Pei, Studio Glavovic e Jean Nouvel. Mas nem só de arquitetos estrelados é feito o livro. O fotógrafo também capturou a beleza de lugares inesperados por onde passou, como becos escuros e até um cemitério.
Em resposta às imagens capturadas por Clemence, Robert Landon disserta, com maestria, sobre os limites entre a realidade, percepção e representação. Em seus textos, o escritor explora o tempo como a força invisível que molda não só a arquitetura, mas também o processo de percepção de cada prédio. A conexão é tanta que, mesmo as formas dos textos de Landon dialogam com as imagens de Clemence.
Para marcar a publicação do livro, os dois autores autografarão os livros amanhã, dia 5, na exposição "Inventory04:Time", de curadoria da brasileira Thais Fontenelle. A mostra faz parte da Art Basel.
Here/After: Structures in Time
Local: Exposição “Inventory04:Time”
Endereço: 93 NE 40th Street, 33137 - Miami Design District.
Data: 5 de Dezembro, às 18h