À primeira vista, imagens de cadeiras de ponta cabeça, emergindo de uma parede branca, podem parecer vindas de uma pintura surrealista. Mas o designer industrial Nikos Tsoumanis transformou essa ideia viajante em algo real, bonito e utilitário.
Na verdade, Wairs - em junção das palavras wall e chairs -, como é chamado o projeto, não passa de uma ilusão de ótica muito bem feita. Nele, cadeiras antigas são cuidadosamente cortadas e posicionadas na parede para dar a impressão de que estão afundadas nos tijolos. Apesar do caráter artístico inquestionável, a peça também é bastante funcional. Como os pés das cadeiras estão voltados para cima, eles se transformam em um cabideiro para pendurar roupas e o assento se torna o porta-objetos ideal para deixar chaves, carteira, celular, entre outros.
As peças do designer grego são únicas. Como ele faz cada uma delas manualmente, brincando com a posição em que elas ficarão e simulando diferentes imersões na parede, torna-se praticamente impossível ter duas peças idênticas. “Isso faz com que cada peça seja única, tornando-as ainda mais especiais”, conta Tsoumanis à Casa Vogue.
Wairs é uma boa maneira de reciclar cadeiras que não estão mais em uso mas, para o designer, significa também uma reciclagem de ideias. “Meu objetivo não é apenas renovar coisas velhas, mas, de alguma forma, dar a elas também uma nova função”, explica.