O designer Marco Iannicelli é do tipo ecologicamente correto. Sua mais recente obra, a Little Tree Friends, é uma série composta por luminárias feitas a partir de finos troncos de árvores. Iannicelli recupera pedaços de madeira já cortada, que seriam descartados, e neles instala pequenas lâmpadas LED.
As luminárias resultam da união de dois troncos: um deles serve como apoio, em formato de tripé, e o outro sustenta as lâmpadas. Os elementos são unidos por uma dobradiça de latão, que é responsável pela transmissão de energia. A luminária é ajustável – é possível mudar o ângulo de abertura que existe entre os dois galhos.
Mas não é qualquer graveto que pode ser aproveitado por Iannicelli. Para que o galho seja adequado, é preciso que ele esteja morto há pelo menos um ano. Tal restrição torna mais difícil encontrar peças adequadas, por isso as peças não são produzidas em larga escala. Pelo contrário, o trabalho é bastante artesanal, e cada luminária é única.
"A série Little Tree Friends é a irmã menor de outra, mais velha, a Happy Tree Friend", conta o designer. Sua coleção anterior contava com luminárias híbridas, que mesclavam elementos naturais e elementos industrializados. Ali, também, havia finos troncos de árvores na composição das peças.