Um brinquedo para adultos. É esta a sensação que se tem quando se olha para a linha Lego Architecture, que acaba de chegar ao Brasil. Os produtos da famosa marca de blocos de montar são, sim, para crianças – a partir dos 10 anos de idade, vale destacar – mas quem vai gostar de construir as edificações em miniatura, que representam conhecida obras da arquitetura mundial, com certeza serão os pais.
Os conjuntos já eram comercializados no exterior, mas estão à venda agora na Livraria Cultura e nas lojas Lego de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Entre os memoráveis, os amantes do tema poderão montar o Empire State Building, eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno; a Torre de Pisa, uma das principais referências da Itália, que foi erguida em três fases ao longo de 177 anos; a casa da Ópera de Sydney, que leva a assinatura do dinamarquês Jorn Utzon, e a Casa Branca, construída entre 1792 e 1800 e reconstruída mais tarde, em 1814, após um incêndio.
Essas e outras curiosidades sobre a história dos 17 edifícios da linha estão em livros que acompanham as caixas, bem como um manual para montá-los. Os preços variam entre 110 e mil reais. A Lego é dinamarquesa e possui uma coleção com 4.200 elementos diferentes, fabricados com 58 cores. Seus produtos, presentes em 130 países, começaram a ser distribuídos no Brasil em 1986.