A carreira de John Stezaker, nos últimos anos, foi como a face da atriz na colagem acima: oculta. Entretanto, depois de mais de quatro décadas longe dos holofotes, o artista cult inglês volta a ficar em evidência e conquista a cena de arte internacional.
Até o dia 21 de dezembro, a galeria Mendes Wood, em São Paulo, recebe a exposição Seams & Interruptions, com obras clássicas e inéditas de Stezaker. Os visitantes poderão conferir de perto as colagens do artista que transformou fotos antigas e triviais de superstars dos anos 1940 em obras de arte.
Para isso, usou técnicas como a colagem e fragmentação. Ele colava cartões-postais sobre os rostos em preto e branco, algumas vezes formando máscaras, outras simplesmente usando uma imagem aleatória. Também dobrava as imagens, ocultando partes importantes ou simplesmente as recortava. As obras criadas, dissonantes, revelam o caráter ao mesmo tempo destruidor e criador do artista: enquanto recorta o rosto de celebridades do passado, ele eterniza aquelas fotos que, eu outra situação, seriam esquecidas.
Dentre as obras das séries Masks, Marriage e Tabula Rasa, a mostra traz mais de 20 peças inéditas do artista de 64 anos, feitas durante o seu período de anonimato, em que lecionava nas escolas de arte de Central Saint Martins e Royal College of Art. Ao se aposentar em 2005, deixou de inspirar somente seus alunos para voltar a inspirar um mundo inteiro - com o novo rótulo de artista cult. O mesmo não pode acontecer com suas musas e musos, cujos nomes foram esquecidos pelo tempo e seus rostos cobertos permanentemente pelas imagens do artista.
Seams & Interruptions
Local: Galeria Mendes Wood
Endereço: Rua da Consolação, 3358 -
Jardins, São Paulo
Data: até 21 de dezembro
Horário: das 10h às 19h