O público tcheco está mais perto do design brasileiro. É que está acontecendo em Praga uma exposição focada na criação de dois designers proeminentes da nova geração brazuca: Rodrigo Almeida e Brunno Jahara.
Realizada pela galeria Kvalitár e com curadoria de Jana Bernartová e Jan Kratochvíl, Brazil II: Design é a primeira mostra de design brasileiro em solo tcheco e segue em cartaz até 14 de fevereiro de 2014. A exposição dá sequência a uma mostra sobre arquitetura brasileira modernista.
Com um trabalho que oscila entre a escultura e o mobiliário, Rodrigo Almeida se destaca pela produção de peças únicas ou fabricadas em pequenas séries. “As múltiplas cores e formas do interior do Brasil, assim como a diversão dos carnavais e as lições aprendidas com o pós-modernismo europeu dos anos 1970 e 1980” são fatores que os curadores apontam como destaques na produção de Rodrigo. Carnaval à parte – visão um pouco estereotipada –, a meu ver o resto faz sentido. “Rodrigo Almeida foi escolhido deliberadamente para representar o design brasileiro, em contraponto direto ao já conhecido modernismo brasileiro enfatizado na exposição sobre arquitetura”.
Para dialogar com as peças únicas de Rodrigo, os curadores selecionaram um produto industrial: a linha Transatlântica, criada por Brunno Jahara para a portuguesa Vista Alegre e que tem sido sucesso de público e crítica (essa coleção esteve entre os melhores produtos de 2013 eleitos pela redação de Casa Vogue – veja matéria na edição 340, que está nas bancas).
“Os móveis únicos e a porcelana tradicional, mas inovada, produzida em larga escala implicam uma ampla gama de meios de criação, expressão e estética da qual o Brasil pode se orgulhar, para além do modernismo de Niemeyer”, escrevem os curadores.