Conceber personagens para séries de TV e telenovelas demanda tempo e dedicação, devido à complexidade que cada figura carrega, tendo o autor que elaborar desde trejeitos até personalidades envolventes para a trama. O mesmo acontece com a composição dos cenários que irão ambientar essas personagens e fazer parte de seu cotidiano ficcional. O designer japonês Keisuke Fujiwara pôde sentir a responsabilidade de desenhar objetos para um mundo de fantasia ao projetar a coleção de cadeiras Moon para uma série de TV do Japão. “Ao invés de produzir uma simples cadeira eu me dei a tarefa de fazê-la como se estivesse formando um ator para a cena”, conta Fujiwara sobre o processo de criação.
Verdadeiramente inserida na série, a coleção foi um elemento de grande importância no clímax da história, quando o protagonista é traído e demitido da presidência e a cadeira simboliza um meio de retorno às suas raízes. O designer elaborou a peça tendo como base o roteiro e teve que levar em consideração a necessidade do pouco peso, já que os atores teriam que mudá-la de lugar durante as cenas.
Além de simbolizarem um momento importante da trama, as cinco cadeiras também têm elementos em comum entre si, como se estivessem conectadas. Para conseguir esse efeito o designer criou uma silhueta que, quando elas são posicionadas lado a lado, revela um sobe e desce como o das montanhas. Mesmo o nome Moon foi uma homenagem à série homônima e, como recordação, ficou gravado nos encostos com fendas feitas em formato lunar.
Fujiwara revela que esse trabalho foi totalmente diferente de todos os outros que já tinha realizado, já que visualisou um mundo que não existia e que receberia sua criação como parte daquele universo. “Embora minha perspectiva tivesse mudado da habitual, havia algumas semelhanças no processo”. Para ele, a imaginação sempre está presente, seja para personagens de ficção ou pessoas reais, todos irão usar as peças em seu cotidiano.