Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Artista cria barco do tempo em Miami

$
0
0
  (Foto: Divulgação)

Entre 2001 e 2012, os representantes da Rubell Family Collection, fundação que tem uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea do mundo, fizeram seis viagens pela China em busca de artistas de diferentes épocas e linguagens artísticas. Dessas viagens nasceu a exposição 28 Chinese, que levou para a sede da fundação, em Miami, pinturas, fotografias, esculturas e instalações de artistas chineses nascidos entre 1954 e 1986. O mais velho deles, Zhu Jinshi, foi o responsável por criar a peça central da mostra, nomeada simplesmente de Boat.

Para a construção de Boat, foram usadas nada menos que 8 mil folhas de papel de arroz. Criou-se um semicilindro de 12 m de altura que se dependura do teto e convida os visitantes a entrar nele. Para isso, as milhares de folhas foram sobrepostas em um trabalho minucioso e delicado, formando uma massa aparentemente sólida e impenetrável.

  (Foto: Divulgação)

A escolha do material não poderia ser diferente. O papel de arroz, conhecido como Xuan, é usado na China para a caligrafia clássica e pintura tradicional desde a Dinastia Tang, há mais de 900 anos a.C. Graças à famosa maciez, força e resistência do papel, uma enorme quantidade de livros e obras de arte do passado chinês sobreviveu até hoje e está em boa qualidade.

Ao criar Boat, Jinshi evoca o significado histórico e cultural do papel para representar sua fascinação com o tempo, tradição e espaço geográfico. As folhas de Xuan, responsáveis pela conservação de tantas obras histórias, emprestam sua força e história ao barco fictício. Para o artista, assim cria-se um grande túnel multidimensional que permite a qualquer um navegar na direção em que quiser no tempo. “Considerando que o tempo só se move para a frente, Boat pode ser navegado em qualquer direção. A ressonância cultural do barco é construída a partir do próprio tempo, continuamente fluindo e fluindo através de nossa imaginação”, explica.

28 Chinese
Local: Rubell Family Collection/Contemporary Arts Foundation
Endereço: 95 NW 29th Street, Miami
Data: até 1º de agosto de 2014


  (Foto: Divulgação)

 

  (Foto: Divulgação)

 

  (Foto: Divulgação)

 

  (Foto: Divulgação)

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>