
Viver em harmonia com o meio ambiente, tornando a rotina, ainda que numa cidade grande, o mais saudável possível. Assim é o estilo de vida de Fernanda Afonso Utrini, diretora de marketing da Natura, junto com seu marido e seu filho.
E MAIS: 8 passos para ter uma casa oficialmente sustentável

Os 180 m² do seu apartamento demonstram logo de cara que seu lifestyle preza pela sustentabilidade. Fernanda, que vai trabalhar de bicicleta, embora seja uma executiva, privilegia os bons hábitos, e para isso precisava de um lar que abraçasse esse conceito de morar bem e em consonância com a natureza. A arquiteta Deborah Roig, conhecida por ser atenta à essa questão, foi convidada a conceber o novo lar.

A sua pequena horta lhe garante uma alimentação orgânica, saudável. Também não abre mão de usar produtos recicláveis ou de baixo impacto. Isso é prioridade para a moradora. Mas nada disso tem a ver com um jeito desleixado. Não! Nesta morada o chic é ser simples, o rústico entra na medida certa e a cara alternativa ficou para trás. O décor é equilibradamente sofisticado.

No hall de entrada envolto por nogueira-americana, uma obra de Barsotti dá as boas-vindas aos visitantes. Poucos passos depois, um tríptico de Jacques Dequeker de tirar o fôlego de quem chega pela primeira vez, ou para os amantes de arte, sempre! Uma coleção de vasos assinadas por designers invoca uma leitura mix & match de texturas e formas e que também disputa a atenção dos convidados.


O cobre está presente em vários pontos, como nos pendentes da sala de jantar e na torneira do lavabo, bem como na escultura de fios de cobre com valor sentimental inestimável para o casal e de autoria de Adriana Banfi. “É meu metal preferido, e da Fernanda também”, diz Deborah. É também no lavabo que está uma foto fine art PB de Farkas.

Mas o destaque entre os materiais é o piso de bambu prensado de alta densidade e sustentável, que recebeu uma paleta de cores neutra e atemporal, sem disputar os olhares com os objetos estimados dos proprietários.

Na intimidade, gravuras e tela de Isabelle Tuschband criam um mix de texturas e tons e se une aos hits moderninhos, a exemplo das almofadas gráficas de Christian Lacroix sobre a cama do casal. Rastros de decoração no ambiente mostram a proximidade de Fernanda com o mundo da moda. Mas, claro, com aquelas marcas que são socialmente responsáveis, bem ao seu estilo.
