Chega às estantes das livrarias do Brasil um livro que não demorará para figurar entre os rankings de melhores publicações sobre design nacional. Os arquitetos Lia Siqueira e Ivan Rezende são os autores desta obra que reúne diversas histórias contadas por Sergio Rodrigues, ilustradas por ele mesmo. O texto do livro foi confeccionado a partir de mais de 30 horas de entrevistas, realizadas ao longo dos anos de 2012 e 2013. Tais conversas a três foram registradas também em vídeo por João Paulo Quintella.
Conversas Ilustradas: Sergio Rodrigues é um livro de memórias para lá de cuidadoso. “O Sergio tem uma maneira muito própria de falar e construir suas frases e pensamentos", aponta Rezende. "Manter a sua personalidade no livro, foi nosso desafio", assegurou. O fato de o livro ser ilustrado pelo próprio designer ajuda a manter a publicação com a sua cara. “O Sergio desenhava enquanto conversávamos. A cada encontro puxávamos um assunto, mas a conversa tem vida própria e não aceita mandos", relembra Rezende.
Mais de 100 desenhos inéditos enriquecem esse livro para lá de íntimo, que foi dividido em cinco partes: Infância; Família; Arquitetura e Design; Mundo; e Rio de Janeiro. "O Sergio é um cronista por excelência. Se você fecha os olhos, passa tudo na sua frente, o Rio de várias épocas, a vida cotidiana, os grandes nomes, as pequenas brincadeiras...", conta Rezende. A obra, que é bilíngue, traz ainda a árvore genealógica de Sergio Rodrigues e uma linha do tempo que conecta a vida do designer com os principais acontecimentos do país.
“Agradecemos a generosidade do Sergio em compartilhar com a gente suas memórias, sua maneira de pensar, agir e criar; seus pensamentos tão humanos, quase infantis; sua fala solta, com depoimentos sinceros, simples, puros e cheios de alegria e bom humor", diz Lia. "Descobrimos que ele vê, inventa e sente a vida de uma maneira própria, única. Vimos que o universo do Sergio é azul", continua a fala. Por fim, a arquiteta desabafa feliz. "Que bom que se tornou um livro!”
Cabe pontuar ainda que Victoria Crosman foi responsável pela pesquisa histórica que embasou o projeto e que Clara Norinha e Silvia Girão, do Acti Design, assinam o projeto gráfico do livro, que chega ao mercado pela Editora +2 Produções.