Os espaços super coloridos não são costumeiros na Polônia, pelo contrário. Comum é encontrar por lá ambientes com paletas de cores simples, em sua maioria neutras. Tudo muito elegante, prático e chato. Essa é a opinião de Anna Kobylka e Olga Sietnicka, as responsáveis pelo projeto do bistrô Cafein. A decoração para lá de colorida do empreendimento resulta de uma colaboração dos escritórios Kolorama e Bloogarden.
"O cliente queria um décor que se destacasse, que pudesse chamar atenção mesmo de quem estivesse do lado de fora do café", conta Olga. "Como ele estava de acordo com a ideia de brincar com cores, elaboramos um conceito ousado: misturamos cores pastel com tons florescentes", explica. A inspiração veio das memórias infantis das designers – uma delas se valeu das cores de uma garrafa térmica chinesa que tinha.
"O formato dos ambientes nos inspirou, de imediato, com ideias de onde locar o bar e como dividir os espaços", lembra uma das designers. Optou-se por uma disposição listrada das cores. Grandes faixas de cor fazem a volta toda dos ambiente, tomando duas paredes, teto e piso. Enquanto no térreo destacam-se mais o azul, o verde e o amarelo gema, nos espaços inferiores aparecem tons de laranja, lilás, cinza e amarelo.
Durante a reforma, as profissionais descobriram que seu cliente colecionava móveis antigos. Como não poderia deixar de ser, elas lançaram mão destas peças. Depois de reformadas, tais peças passaram a integrar a decoração. O café recebeu então bancos, mesas, cadeiras e poltronas com desenho bacana e cores fortes.
Mesmo do lado de fora as designers colocaram pitadas de cores na fachada. "Quisemos criar um local onde nossos amigos e familiares se sentissem bem. Queríamos que as pessoas se sentissem tranquilas e felizes nestes ambientes", conta Anna. "Além disso, esperamos que com nossas cores, façamos o verão durar um pouco mais", brinca.