Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all 23614 articles
Browse latest View live

A decoração de Mendini para Le Corbusier

$
0
0
CV 372 Antena News Living do Appartement 50, na Cité Radieuse, em Marselha, França (Foto: Philippe Savoir)

 

Coube ao italiano Alessandro Mendini criar a nova decoração do apartamento 50 do edifício Cité Radieuse (1952), projeto de Le Corbusier em Marselha, França. Como nos últimos cinco verões, o imóvel particular se transforma numa instalação aberta ao público, onde o designer misturou peças suas às já existentes ali. “Fiquei entusiasmado pelo brilhante jogo de luz do espaço e pelo uso que o mestre fazia das cores, quentes e pictóricas”, afirma Mendini. Até 13 de agosto.


Edifício vizinho ao Ibirapuera terá árvores na varanda

$
0
0
CV 372 Antena News Perspectiva do futuro edifício MN15 Ibirapuera, assinado pelo escritório Königsberger Vannucchi (Foto: divulgação)

 


A Gafisa é a mais recente entre as grandes incorporadoras de São Paulo a aderir a uma arquitetura generosa não só comos moradores de seus prédios, mas também com a cidade. A empresa prepara o lançamento do MN15 Ibirapuera, vizinho ao parque homônimo, de apenas 15 apartamentos de 340 m², em que uma das características mais interessantes está na fachada (acima): varandas desencontradas, cujo desenho permitirá a presença de árvores adultas plantadas em cada unidade. A inspiração do projeto, do escritório Königsberger Vannucchi, vem do já célebre Bosco Verticale, edifício milanês imaginado por Stefano Boeri totalmente tomado pelo verde. Completam o conjunto os interiores das áreas comuns assinados pelo traço elegante de Zize Zink, e o paisagismo do escritório Burle Marx.

 

Hotel EAST une arquitetura, compras e gastronomia em Miami

$
0
0
CV372 Antena News Área da piscina do hotel EAST, Miami, projeto do escritório Arquitectonica (Foto: Michael Webber)

 

Primeira fase a ser concluída do complexo Brickell City Centre – misto de edifícios residenciais, escritórios, restaurantes e um shopping center ancorado por uma Saks Fifth Avenue – o hotel EAST, Miami é assunto em qualquer roda de conversa da cidade americana.Em parte por causa do rooftop bar Sugar e do restaurante Quinto La Huella, que já viraram hotspots, e em parte por causa dos detalhes bem cuidados da arquitetura assinada pelo escritório local Arquitectonica, como a área da piscina (acima). Ótima opção numa metrópole que não para de oferecê-las.

Design, moda, arte e Florença a seus pés

$
0
0

Berço do Renascimento, Florença se renova com a abertura, em outubro próximo, de uma filial do milanês Istituto Marangoni, focada em moda, design e arte. Na famosa via Tornabuoni, 17, a unidade, em um prédio do século 19, hospedará cursos de curta e longa duração e intensivos – história da arte e cultura, design de moda e gerenciamento de marca de luxo, entre outros. Ter Giulio Cappellini como diretor de design é um aval e tanto. Representante do Marangoni no Brasil, a consultora de marketing e estilo Luiza Bomeny ainda atua comorientação de carreira para profissionais e alunos. istitutomarangoni.com; luizabomeny.com.br

Como um banho de chuva

$
0
0
CV 372 Antena News Interbagno Chuveiro Hansgrohe (Foto: divulgação)


 

Assinado por Fernando Piva, o novo showroom da Interbagno, revelado no final de junho, no D&D Shopping, ganhou mais espaço – no total, são 330 m² –, mais elegância e linhas inéditas de móveis, como Frame e Miss, desenhadas por Marcus Ferreira, além de objetos de desejo. Desembarcaram neste mês na loja os chuveiros Rainmaker Select, da Hansgrohe (foto), cuja superfície de vidro soma-se à de metal para um visual clean. O melhor: a volumosa ducha proporcionada pelos 200 furos a laser na placa transparente. interbagno.com.br

Bottega Veneta em versão office

$
0
0
CV 372 Antena News Bottega Venetta Objetos Office (Foto: Divulgação)


 

O intrecciato que faz a glória da Bottega Veneta há 50 anos está disponível, na loja do
shopping JK Iguatemi, na versão acessórios para office. Bandejas, porta-retratos,
porta-lenços de papel, porta-lápis, mantas e outros objetos de desejo carregam a atitude
sóbria e chic da marca. bottegaveneta.com

Casa na Riviera Francesa aposta em raridades do design

$
0
0
CV372 Casa Celine Marcato Hall de Entrada (Foto: Filippo Bamberghi)

 

Dos terraços da Villa La Quieta, há uns 50 anos, teria sido possível ver Le Corbusier nadando no mar. Seu célebre Cabanon, onde costumava passar férias, fica bem ali embaixo, junto a outra construção famosa, a Villa E-1027, de Eileen Gray. Situado na Costa Azul, o pequeno vilarejo de Roquebrune-Cap-Martin atraiu, ao longo do tempo, inúmeros personagens, incluindo os irmãos Wright, pioneiros da aviação – que mandaram construir esta casa ainda no início do século 20. Hoje, quem mora aqui é Céline Marcato, curadora e galerista de design que mantém vivo o espírito desbravador e irrequieto do local. “Nunca parei em lugar algum”, diz. “Em 20 anos, eu vivi em todos os cantos, rodei o mundo.” Sua referência, porém, não são os célebres aviadores.

CV372 Casa Celine Marcato Sala de Jantar (Foto: Filippo Bamberghi)

 

 

A poucos passos do edifício principal se avistam as paredes vermelhas da Villa Auziera, a outra casa que faz parte da propriedade. “É um tributo a Le Corbusier. A sala com a lareira ao ar livre remete à que Corbu havia feito para Charles de Beistegui, na Champs Élysées, em Paris.” Céline hospeda, na Auziera, designers internacionais num programa de residência artística em que os visitantes são tomados pelo genius loci, o espírito local. O chileno Sebastian Errazuriz foi o último a estar presente. No jardim, cuidado pela paisagista Anna Peyron, Winston Churchill vinha pintar suas telas tal qual um impressionista tardio.

CV372 Casa Celine Marcato Retrato (Foto: Filippo Bamberghi)

 

 

Muito antes dos outros, os irmãos Campana souberam enxergar os cruzamentos culturais do mundo de hoje"
Céline Marcato, galerista

A Villa La Quieta, por sua vez, é frequentada regularmente por designers de fama internacional. Johanna Grawunder, por exemplo. “É uma amiga”, conta Céline. “Recentemente, uma ideia para uma nova peça – um lustre espetacular – lhe ocorreu justamente quando estávamos no terraço.” Os irmãos Campana também já estiveram aqui em inúmeras ocasiões. “Na minha opinião, são simplesmente geniais – e nem estou levando em consideração meu afeto por eles”, continua a galerista. “As criações deles têm poesia, inteligência, beleza – diante delas, sorrimos sempre. Muito antes de tantos outros, os designers souberam enxergar e interpretar os cruzamentos culturais do mundo contemporâneo.” No piso superior, no quarto da filha de Céline, um toque de doçura: o armário Ripado, dos Campana, guarda os bichos de pelúcia da menina, cuja multiplicidade de cores se vê através das lascas de madeira.

CV372 Casa Celine Marcato Living (Foto: Filippo Bamberghi)

 

A casa em si é fonte de inspiração: se alternam peças históricas do design italiano, de Gio Ponti a Gino Sarfatti, e itens contemporâneos, de Andrea Branzi, Martin Szekely e dos Formafantasma. São parte do trabalho da proprietária, que cuida de tudo em período integral; em junho, sua galeria Gate 5, que fica em Mônaco, participou pela primeira vez do Design Miami/Basel. O escritório de Céline fica escondido no jardim, na antiga capela, com uma vista de perder o fôlego.

CV372 Casa Celine Marcato Banheiro (Foto: Filippo Bamberghi)

 


A restauração da construção principal e da vizinha Villa Auziera leva a assinatura do arquiteto italiano Lorenzo Berni, professor de restauro arquitetônico no Politécnico de Milão e grande admirador da obra do pai do modernismo. Como se não bastasse, a galerista conta: “Duas vezes por semana eu corro até o cemitério de Roquebrune, e depois do exercício visito o túmulo de Le Corbusier”. O santo protetor da morada, portanto, parece óbvio. Não fosse por um detalhe: as notas musicais desenhadas na escadaria de entrada, no jardim. “É a Ballade de Johnny-Jane, de Serge Gainsbourg”, explica Céline. “Minha filha de 5 anos se chama Jony Jane. Esta casa é para ela.”

CV372 Casa Celine Marcato Quarto (Foto: Filippo Bamberghi)

 

CV372 Casa Celine Marcato Cozinha (Foto: Filippo Bamberghi)

 

CV372 Casa Celine Marcato Escritorio (Foto: Filippo Bamberghi)

 

  •  
CV372 Casa Celine Marcato Jardim (Foto: Filippo Bamberghi)

Bolo de mandioca com coco

$
0
0
Receita (Foto: Divulgação)

 

Em setembro, o Txai Resorts recebe a Simplesmente para a nona edição do evento praticando o bem-viver. Durante o evento, o Chef Thiago Medeiros servirá receitas inspiradas no coco, um dos superfoods brasileiros mais falados dos últimos tempos. Se você é apaixonado pelo ingrediente, confira também o Chocolate quente com leite de coco.

Bolo de mandioca com coco

Ingredientes

1,5k g de mandioca crua ralada
500 g de coco ralado fresco
500 ml de leite de coco
300 g de açúcar de coco
50 g de óleo de coco
100 g de farinha de linhaça

Modo de preparo

Em um bowl, juntar a mandioca ralada, o coco fresco, o leite de coco, óleo de coco, açúcar de coco e farinha de linhaça. Mexer até formar uma massa, despejar o conteúdo em uma assadeira anti-aderente e levar ao forno pré-aquecido a 185° por 45 minutos. Servir em temperatura ambiente ou gelado.


Rendimento: 24 porções

 

 


London Design Festival terá espaço dedicado ao luxo

$
0
0
Luxury Made (Foto: Divulgação)

 

Todos os anos o London Design Festival celebra e promove Londres como uma das capitais do design. Em 2016, o evento, que acontece de 17 a 25 de setembro, está repleto de novidades - que você confere acompanhando o site da Casa Vogue!

LEIA MAIS: London Design Festival 2015: feiras

Entre as novidades de impacto está o lançamento de um novo pavilhão de peso: a LuxuryMade. O show acaba de sair do forno para incrementar os Design Destinations consolidados durante a agitada semana, como 100% Design, Decorex e Designjunction, e acontece de 21 a 24 do mesmo mês.

Luxury Made (Foto: Divulgação)

 


Móveis, tecidos, luminárias, acessórios e tapetes de luxo serão apresentados por marcas como Lasvit, Cassina, Poltrona Frau e Zimmer & Rhode.  As locações não poderiam ser mais icônicas: Kensington Olympia's Pillar e o Upper Pillar Halls, belíssimas construções históricas da cidade.

London design festival (Foto: Divulgação)

 

 

Décor do dia: sala de estar com cortina amarela

$
0
0
Décor do dia (Foto: FOTOS JASON SCHMIDT / TRUNK ARCHIVE)

 

Campestre e rococó. A dona de um ambiente tão eclético, que poderia ser descrito por esses adjetivos, só poderia ser Cindy Sherman. Sua casa de fazenda, recheada de arte e história, tem em seu rol de curiosidades a sala de estar acima. A estrela do ambiente é, sem dúvidas, a cortina de seda amarela e seus painéis do século 19. O contraste com o teto de vigas de madeira e outros elementos rústicos, como a cadeira e o piso, que dão verdadeiro perfume colonial para o espaço, equilibra a composição.

A poltrona com franjas e o sofá, ambos com estampa étnica, gritam autenticidade - ainda mais quando combinados com a sobreposição de tapetes. A exploração do ambiente fica cada vez mais interessante: obras de arte e objetos diversos, além de uma lareira de ladrilhos, complementam a personalização. As janelas extensas, com vista para o verde, afirmam: deixe a luz entrar, porque esse espaço merece ser visto! 

Paleta (Foto: Casa Vogue)

 

 

Cinema abandonado é transformado em loft contemporâneo

$
0
0
De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 


Há cem anos, um majestoso cinema ocupava este lugar – pense em clássicos em preto-e-branco se exibindo em meio a primeiros beijos e público finamente vestido. No entanto, desde aqueles tempos de glória, o mundo apertou o botão de fast forward de um controle remoto que não permitiu voltar: as salas de filmes se transformaram radicalmente, e dos bons tempos restou a arquitetura de pé-direito amplo, de alvenaria e aço, os únicos elementos que resistiram bravamente a essas mudanças. O imóvel abandonado por anos tornou-se prato cheio para a dupla de designers Alisa e Lysandra Fraiser, do escritório que leva seus primeiros nomes na Austrália.

E MAIS: Veja mais de 100 quarto decorados nos mais diversos estilos

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

Elas participavam do reality-show The Block, em que precisavam recuperar uma construção, na disputa com outros designers de interiores. Transformar o cinema em uma morada era a missão inicial. Mas a dupla ultrapassou o básico, unindo estilo industrial e contemporâneo a detalhes primorosos e ares de um acolhedor loft.

LEIA TAMBÉM: Arquitetura surpreendente permite ver o mar do alto da floresta

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

Ao lado do arquiteto Julian Brenchley, elas viram que era possível deslocar a cozinha para o meio do living e posicionar a sala de estar com jardim vertical em uma das extremidades. Para valorizar o pé-direito, pensaram em uma abertura para a entrada do sol, que iluminaria o jardim vertical. Graças a essa boa ideia, a claridade não falta ali, nem no segundo pavimento, repleto de amplas vidraças, onde ficam dois dos três quartos.

CONFIRA: Novo centro de tratamento de câncer usa a arquitetura como terapia

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

Os tijolos descascados, originais da construção, dão forte identidade ao projeto, ao lado de tons de grafite e de dourado, em escolhas que comprovam que as irmãs gêmeas têm talento. Não à toa, venceram o reality-show e abandonaram a carreira de policiais para viverem plenamente o design, criando decorações e peças para casas.

LEIA: Apartamento de quatro andares tem piscina no último e vista para o mar

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

De cinema abandonado a loft contemporâneo (Foto: Cortesia Dingle Real Estate)

 

 

 

Casa Vogue celebra edição especial com Irmãos Campana

$
0
0
  (Foto: Luciana Prezia)

 

Não é todo dia que se tem a honra de estar ao lado da dupla mais aclamada do design brasileiro: Irmãos Campana! Casa Vogue passou meses preparando a edição de agosto com Fernando e Humberto Campana, cuidando de cada página da revista com o maior carinho, como mostrado neste making of e na carta da diretora de redação, Taissa Buescu. A revista chegou às bancas nesta quarta-feira (3/08) e ganhou na data uma festa à altura, que lotou o bar La Central, em São Paulo. 

Clique aqui para ver quem marcou presença no evento de lançamento.

Casa Vogue celebra edição especial com Irmãos Campana (Foto: Luciana Prezia)

 

 

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno

$
0
0
Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 

O design escandinavo, com sua pureza de traços e estilo minimalista, já ganhou espaço consagrado na decoração. Entre as grifes que nasceram na região ao norte da Europa e contribuiram para a disseminação dos móveis e objetos com desenho suave e sofisticado, destaca-se uma: a Muuto, que, neste mês de agosto, completa 10 anos.

Criada por Kristian Byrge e Peter Bonnén, a marca finlandesa surgiu com o objetivo de trazer uma nova perspectiva ao design nórdico e traz em seu portfólio, todos os anos, de 10 a 12 novos produtos elaborados por designers influentes no país e no mundo. Casa Vogue conversou com Kristian Byrge, diretor criativo, que revelou uma série de curiosidades históricas e novidades da marca - entre elas, uma nova tendência: o início da substituição do visual monocromático para algo mais colorido e com muita personalidade. Confira a entrevista, na íntegra, a seguir. 

E MAIS: Casa Vogue de agosto traz Irmãos Campana como editores convidados

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 


Como a marca surgiu?
Há dez anos, Peter Bonnén e eu nos sentamos para repensar o design escandinavo e assim surgiu a empresa de design de interiores Muuto. O nome é derivado de “muutos”, palavra finlandesa que significa “nova perspectiva”. Nós queríamos trabalhar com materiais inovadores, arrojados, e pensamento criativo. Nossa ambição era entregar uma nova perspectiva ao design escandinavo.

Qual foi a primeira criação da Muuto?
A Muuto, na verdade, começou com uma coleção de 12 produtos feitos por diferentes designers escandinavos. Um dos primeiros foi a Cosy in Grey Lamp (veja abaixo), luminária desenhada pelo finlandês Harri Koskinen. A ideia básica era criar uma lâmpada com uma proposta atmosférica, colocando-a como o centro do projeto. Harri retratou o vidro em sua essência, marcado pela beleza de suas reflexões mutáveis. A lâmpada tem seu melhor uso ao anoitecer e contribui para um ambiente descontraído e confortável. 

VEJA TAMBÉM: Conheça as mesas Airy e as poltronas The New Fiber Chair, da Muuto 
 

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 

Como você avalia o design escandinavo atual? E o que mudou na Muuto nesses 10 anos?
O design escandinavo está mudando lentamente das tendências minimalistas e monocromáticas para um design mais colorido e de personalidade. Trabalhamos muito na Muuto com cores e isso continua sendo uma grande parte do nosso processo criativo. Eu acho que a nossa forma de pensar se tornou mais atemporal nos últimos 10 anos. Desde 2009, nossa marca se expandiu a uma taxa explosiva e agora está representada em mais de 50 países. Estamos concentrando nossa atenção na América do Norte e na Ásia, onde o nosso objetivo é fornecer mais pessoas com a satisfação de possuir um pedaço de design escandinavo de alta qualidade.

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

Como é o processo criativo da Muuto? Quantas pessoas trabalham com vocês?
O ponto de partida para nós, em qualquer peça de design, é o foco na funcionalidade e simplicidade. Nós somos guiados pelo princípio da criação estética simples e convidativa. Os produtos da Muuto são intuitivos, às vezes de uma maneira não convencional que é difícil de descrever. O visual e design de cada objeto não o impede de exercer a função pela qual foi projetada. Acabamos de completar a marca de 100 funcionários em todo o globo, a maioria na Europa, mas temos funcionários nos Estados Unidos e Ásia.

E AINDA: Muuto cria Grip e Push, dois objetos minimalistas para o dia a dia

Vocês procuram novos talentos? Como fazem para identificá-los e, então, tê-los na equipe de criação?
A abordagem da Muuto com o novo design nórdico é essencialmente construir a nossa herança e combiná-la com uma visão de futuro, adicionando novas perspectivas para os nossos designers talentosos. Trabalhando perto desses designers, a Muuto ganha uma grande diversidade, caráter e ligações com a herança nórdica. Mantemos a nossa identidade de marca, selecionando cuidadosamente os designers que estão comprometidos com esta maneira de pensar.

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 


Tem algum jovem talento que começou na Muuto e ganhou reconhecimento internacional?
Desde o início, temos trabalhado em estreita colaboração com a dupla norueguesa Andersen & Voll, que estão entre os profissionais mais importantes e bem sucedidos da área no país. Eles já foram nomeados os designers do ano na Noruega e receberam prêmios e reconhecimento internacional por seus móveis e acessórios de iluminação. Projetaram alguns dos modelos mais populares de Muuto, como o sofá Oslo e os novos espelhos Framed. Recentemente também lançamos a série de tapetes PLY (acima), elaborada pela designer dinamarquesa Margrethe Odgaard, uma figura forte na área têxtil e que acaba de receber o Söderberg Prize, um dos prêmios mais importantes do mundo.

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 


O que não pode faltar em um móvel ou objeto para que seja considerado um bom design? 
O que eu amo, especialmente no design escandinavo, é a sua característica minimalista, de linhas simples, limpas e altamente funcionais, falando diretamente com as necessidades de seus consumidores. Isso é um bom design para mim. A tradição escandinava de criar um design de longa duração, tanto funcional quanto esteticamente, com foco na qualidade e no detalhe, está em nossos genes e nos fornece a base para a criação de um novo design.

Muuto nos próximos 10 anos estará…
... Se esforçando para algo novo e diferente, algo que preencha uma necessidade, um desejo, ou apenas surpreenda as pessoas. Também vai se concentrar ainda mais na sustentabilidade, focando em novas perspectivas e no desenvolvimento de materiais.

Muuto completa 10 anos de design escandinavo moderno (Foto: Divulgação)

 

 

Mac'n cheese trufado

$
0
0
Receita (Foto: Divulgação)

 

Dizem que nos menores frascos estão as maiores e mais envolventes fragrâncias. E parece que esta mesma lógica pode se aplicar à receita que compartilhamos hoje e que foi elaborada pelo talentoso chef Juliano Cordeiro, responsável pela cozinha impecável do Buffet Zest, sempre presente nos eventos do Vamos Receber.

LEIA TAMBÉM: Vamos Receber: 3 formas de usar um carrinho para servir

Mac’n Cheese Trufado é uma pequena porção de sabor sofisticado, servida quente e perfeita para o inverno, por ter uma consistência de comfort food que adoramos para esta estação!

Os ingredientes estão logo abaixo e esta quantidade rende até 6 porções:

Vamos Receber (Foto: Divulgação)

 

Modo de preparo:

1. Em uma panela média, derreta a manteiga, junte a farinha aos poucos e mexa para incorporar a farinha na manteiga, sem formar bolinhas.

2. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre. Quando estiver engrossando esse creme, adicione metade do parmesão e continue mexendo. Junte o queijo cheddar, mexa até incorporar ao creme e desligue o fogo. Reserve.

3. Em outra panela, aqueça 2 litros e meio de água, para cozinhar a massa. Quando estiver fervendo, adicione 2 pitadas de sal e coloque a massa para cozinhar por aproximadamente 3 minutos. Retire a panela do fogo e escorra a massa, dando um choque térmico com água fria na massa para parar o cozimento.

4. Junte a massa cozida com o molho cremoso de queijo, passe a massa com o creme para um refratário. Aqueça o forno em temperatura alta, polvilhe o restante do parmesão sobre a massa e leve ao forno para aquecer e dourar.

5. Quando estiver dourado, retire e serva imediatamente.

Para incrementar a receita, a dica do chef é servir o prato decorado com lascas de trufas negras e com um fiozinho de azeite trufado. Abriu o apetite? Então, esperamos que possam matar a vontade em casa, experimentando a receita de hoje e outras que já foram compartilhadas aqui, como esta sugestão de sobremesa, também assinada pelo Buffet Zest: Mousse de Chocolate com Tuiles de Amêndoas e Coulis de Frutas Vermelhas.

Um beijo!

Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.

Vamos Receber (Foto: Divulgação)

 

João Kon: vida e obra retratadas em livro

$
0
0
Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

Imagine poder observar, detalhadamente, parte essencial da produção de João Kon, um dos arquitetos mais importantes de São Paulo. Desvendar plantas, conhecer o ambiente efervescente da arquitetura paulistana entre nos anos 1960 e 1980 e, ainda, ver o impacto do traço do arquiteto na morfologia da cidade. 

LEIA TAMBÉM: Memória: o legado de Vilanova Artigas

Livro João Kon (Foto: João Caldas )

 

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

É nesse tom de voyeurismo arquitetônico que se constrói João Kon Arquiteto, editado pela Romano Guerra Editora, a ser lançado dia 6/8. Algumas curiosidades nunca antes exploradas, chaves para entender a alma paulistana, são expressas na publicação − ele é o arquiteto com mais obras construídas em Higienópolis, por exemplo.

"Estrutura independente, painéis de venezianas de madeira, elementos vazados e pérgulas são ingredientes de uma arquitetura reconhecível desde uma de suas primeiras obras, o Edifício Primavera, na rua Peixoto Gomide, projeto de 1954, quando ainda era estudante", exibe o livro.

E MAIS: Oscar Niemeyer: o maior arquiteto do Brasil

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

Kon foi um dos primeiros arquitetos a utilizar a “Janela Ideal”. A estrutura é formada por painéis de venezianas de madeira que, movimentados por um cabo de aço, se abrem verticalmente e propiciam um amplo vão central.

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

A publicação exibe dez projetos selecionados, fotografados por Nelson Kon, filho do arquiteto. Os textos e análises são assinados por estudiosos do ofício, como Fernando Serapião, Jacopo Crivelli Visconti e Luis Espallargas Gimenez. 

Lançamento do livro João Kon 
Local: Museu da Casa Brasileira
Data: 6 de agosto de 2016
Horário: 11h
Endereço: av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo, SP

E MAIS: Um bate-papo com Paulo Mendes da Rocha

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

Livro João Kon (Foto: Nelson Kon)

 

 

 


Paredes decoradas: como usar boiseries

$
0
0
Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: Divulgação)

 

Originalmente criadas na França entre os séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos, deixaram de lado a função de isolante térmico e trouxeram para os dias de hoje seu charme vintage. Além disso, sob a ótica dos profissionais contemporâneos, o recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes ecléticos, mas sempre sofisticados. Pensando nisso, Casa Vogue criou uma lista com várias ideias para você usar essa poderosa ferramenta de decoração na sua casa, mas sem evocar uma estética ultrapassada. Seja trazendo de volta o charme do passado ou em versões reloaded, o resultado promete impressionar!

Apartamento Luiz Ricardo Bick e William Simonato (Foto: Ruy Teixeira )

 

1. Pano de fundo clássico

Neste apartamento cheio de obras de arte e móveis de design, as paredes brancas com boiseries se unem ao piso de parquet para criar um ambiente clean, porém com pegada clássica, que serve como contraponto aos móveis ousados. Tal estratégia garante que a decoração fique despojada e confortável ao mesmo tempo.

VEJA TAMBÉM: 14 jeitos de decorar uma sala branca

Casa vintage e exótica (Foto: Arthur Rosa)

 

2. Espirito vintage e descolado

Na casa cheia de achados interessantes da colecionadora Carrô Shcamall, as boiserries foram aplicadas para evocar charme do passado, mas ganham novo fôlego graças à paleta de cores e à forma despojada como os objetos vintage foram usados decoração. Dois tons de verde trazem contemporaneidade ao projeto e se misturam, com muita ousadia, ao papel de parede estampado.

VEJA TAMBÉM: 11 salas coloridas e divertidas

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: reprodução)

 

3. Hi-lo de revestimentos

Apesar de serem ultraconservadoras e remeterem imediatamente ao passado, as boiseries desse escritório em tons pastel, que trazem até acabamento dourado, têm um visual descolado graças ao contraste entre elas e o restante do espaço. Enquanto as paredes reproduzem as tradições do passado, o piso surge atual, com madeira natural, sem revestimento. Os móveis, cheios de personalidade contemporânea, contribuem para o resgate do ornamento antigo e pincelam preto no espaço repleto de Rose Quartz e de Azul Serenity, as cores de 2016.

VEJA TAMBÉM: Do piso ao teto, 15 salas na cor rosa

Quartos decorados com vermelho (Foto: Reprodu)

 

4. Tons ousados em degradê

Este quarto vermelho, parte de um especial que ensina a usar o vermelho na decoração, faz um mix de tempos que rejuvenesce completamente as boiseries, que surgem num sofisticado tom de bordô. mais uma vez, os móveis contemporâneos e os tons ousados eliminam qualquer chance das paredes com sotaque vintage parecerem obsoletas.

VEJA TAMBÉM: 15 salas vermelhas trazem dicas para usar a cor na decoração

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: reprodução)

 

5. Dupla quadriculada

Nesta sala de leitura com tons sóbrios, as boiseries fazem um romântico complemento gráfico à estante de linhas retas, trazendo um sopro de sofisticação vintage à igualmente elegante estética moderna.

VEJA TAMBÉM: 10 escritórios improvisados

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: reprodução)

 

6. Parede vintage e colorida

Neste projeto norueguês, a boiserie foi completamente reinventada ao surgir em um tom de amarelo elétrico em um espaço completamente atual, revestido de cimento queimado e com um mix eclético de móveis. As referências de época, quando reinterpretadas, trazem elegância para os ambientes.

VEJA TAMBÉM: Como usar amarelo na decoração do quarto

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: reprodução)

 

7. Revestimento geométrico no quarto de época

Apesar de ser totalmente composto por elementos vintage, este quarto todo negro ganha caráter contemporâneo ao abraçar a estética gótica com muita sofisticação e combinar todos os elementos do passado de forma completamente atual. Apesar de todo antigo, é possível sentir que ele pertence aos dias de hoje – e a boiserie é responsável por deixá-lo ainda mais emblemático.

VEJA TAMBÉM: 10 salas pretas para se inspirar

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: André Klotz/ divulgação)

 

8. Mistura vintage e industrial

Neste projeto de Henrique Steyer inspirado em Nova York, as boiseries ganham a companhia dos encanamentos aparentes tipocamente industriais. A opulência das paredes é imediatamente refrescada pela despretenção dos canos, resultando em um ambiente muito cool.

VEJA TAMBÉM: Um apartamento industrial, minimalista e artsy

Apartamento em Paris de Marie de Roudilhe (Foto: Eric Laignel/ Divulgação)

 

9. Estilos que demarca ambientes

Neste apartamento parisiense do séc. 18, com paredes rústicas e estrutura de madeira aparente, um cubo negro com boiseries delimita a área íntima da casa, repleta de móveis e objetos de design.

VEJA TAMBÉM: 10 apartamentos em Paris para sonhar acordado!

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: reprodução)

 

10. Fios condutores e decorativos

Neste quarto ucraniano. os fios elétricos que alimentam luminárias foram usados de forma inventiva, simulando as clássicas boiseries na parede. O resultado é interessante, inesperado e inesquecível!

VEJA TAMBÉM: 20 quartos minimalistas e inspiradores

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: Gonzalo Machado)

 

11. Revestimento minimalista

Nesta sala de vestir circular, as boiseries retomam seu antigo significado, mas abandonam a estética barroca que as consagrou. Os revestimentos de madeira, que nesse caso surgem em dois tipos, criam linhas retas e minimalistas no ambiente cheio de personalidade. Absolutamente chic!

VEJA TAMBÉM: 15 formas de usar madeira na sala de estar

Como usar boiseries na decoração de casa (Foto: Divulgação)

 

12. Ilusão de ótica desconstruída

Cheias de arabescos e detalhes, as boiseries desta sala de estar são, na verdade, um papel de parede. A forma irregular e inusitada dos desenhos evoca o passado, mas mira no futuro.

VEJA TAMBÉM: Como usar estampas na decoração da sala de estar

 

Décor do dia: sala de estar com ousadia na parede

$
0
0
Décor do dia (Foto: RICHARD POWERS)

 

A decoração do exuberante apê parisiense de Jean Christophe Aumas, em Paris, é quase um pedido para decoradores e moradores de todo o mundo: sejam ousados, pois a criatividade sempre compensa! Se utilizar duas cores em uma mesma parede é provocativo, ele vai além, e cria, sobre uma superfície alva, um bloco rosa envolto por uma fina camada de amarelo.

A geometria dessa composição de cores é complementada pela mesa de centro, mesa lateral e pelos objetos empilhados frente ao quadro. Todo o despojamento, aqui, também é minuciosamente calculado - como não apreciar o quadro apoiado na parede? Uma chaise azul com manta e almofadas coloridas, e um sofá de couro, dão o ponto final de elegância para o espaço.

Decor (Foto: Casa Vogue)

 

 

Dress All cria painéis luminosos inovadores

$
0
0
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)

Criada em 2007 pelo estúdio italiano Decoma Design, a DressAll chegou ao Brasil em 2013 com soluções diferenciadas, para quem deseja criar efeitos iluminados na decoração e na arquitetura. As telas tensionadas de alta tecnologia podem ser usadas em diversas superfícies e de formas distintas, da parede ao teto! 

Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)

Feitas a partir de alumínio e luz, revestidas por tecidos brancos ou com impressão em alta definição, permitem montar uma luminária personalizada, decorar paredes, embutir TVs, totens publicitários, entre outras funções a gosto do cliente. 

Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)

Fundada pelo empresário Daniel Ribeiro, em associação com o italiano Luigi Mascheroni, a DressAll tem fábrica em Curitiba e é a mais moderna no quesito fabricação de superfícies luminosas da América Latina. 

Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)
Dress All cria painéis luminosos inovadores  (Foto: Divulgação)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades

$
0
0
Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

De casa nova, no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), a Paralela Gift apresenta os produtos que estarão nas lojas do país nos próximos meses. Designers de vários estados expõem de itens de decoração a joias. Entre os destaques, a coleção de traço oriental criada pelo fotógrafo e artista digital Gabriel Ribeiro, o Gabs. Suas gueixas, que decoram os muros do bairro da Liberdade, agora estampam pratos de mesa e parede da nova coleção da marca Avesso. A feira, dedicada a lojistas e profissionais da área, vai até amanhã (6/08) às 19 horas. Para quem for até lá, recomendamos também a visita à loja do museu, um achado para quem gosta de presentear os amigos com objetos originais. 

E MAISCasa Vogue entrevista Irmãos Campana e designers brasileiros

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Paralela Gift: confira as novidades  (Foto: Regina Galvão)

 

 

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada

$
0
0
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Acordar nesse friozinho muitas vezes fica até mais difícil, não é? Para espantar a preguiça e enfrentar um dia com energia, no Vamos Receber apostamos em mesas especiais para o  café da manhã, com cores que alimentam o ânimo e a alma. Afinal, nada como começar bem o dia!

E MAIS: Três jeitos de usar carrinhos de chá para servir

Assim, buscamos aquela sensação simples de alegria na delicadeza de detalhes que servem como uma gentileza logo cedo. Uma forma de mostrar carinho a quem está ao nosso lado nas primeiras horas do dia.

Sugerimos esse despertar em um ambiente arejado como o jardim de nossa casa, com duas mesas montadas. A principal, onde podemos passar horas e horas em boa companhia, quando a ocasião permitir, claro, e uma mesa lateral para dispormos de forma mais organizada as comidas do nosso café da manhã.

VEJA TAMBÉMAprenda: bolo de coco molhadinho é sucesso

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Por apresentar cores suaves e alegres, perfeitas para o clima matinal que queríamos imprimir, elegemos a louça da linda coleção Printemps by Theodora Home. Resolvemos misturar as duas estampas da coleção, alternando os dois pratos de sobremesa (um com flores rosas e azuis e outro com flores e trançado de folhas verdes) na disposição da mesa.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

A partir das cores da louça que amamos, florimos a mesa com os mesmos tons e outros complementares. Marcinho Leme, da Milplantas, criou arranjos com lavanda; hyacinthus azul; micro-orquídeas cherry baby; micro-orquídeas brancas e amarelas; minicúrcuma; e tulipas amarelas e rosas.

CONFIRACrumble de maçã em versão saudável

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Sobre o centro da mesa, acomodamos os arranjos em três jarrinhas de porcelana branca, trançadas na cor fendi, de tamanhos diferentes. As jarrinhas são da coleção Petrópolis, também da marca Theodora Home, e nelas também podemos servir sucos, leite ou água.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Para compor a mesa, açucareiro, manteigueira, garrafa térmica e porta-nescau, usado para acomodar as baguetes. Pensando em manter a suavidade dos tons claros nas peças e utensílios, usamos a cor fendi, mas a coleção também é linda nas cores azul marinho e verde musgo.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
  •  
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

 

Para servir o café, chá ou chocolate quente, com toda a liberdade e segundo a preferência de cada convidado, usamos o set de xícaras de chá Printemps na composição da mesa. Do set de xícaras de café, aproveitamos os pires para oferecer minigeleias, individualmente. Frutas variadas foram dispostas em bowls.

VEJA MAISUma mesa com uma combinação delicada

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Copos altos transparentes, talheres de bambu e descansos de talheres completaram a mesa.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Em linho e com trabalhos em ponto palito, escolhemos a toalha verde-oliva que adoramos da Mesalinho. Guardanapos com desenhos de beija-flor bordados à mão em ponto ajour acentuaram os tons desta manhã com clima alegre e delicado.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

 

Para agradar o paladar, pães, bolos e mini cakes variados da Marie Marie Bakery foram acomodados em peças das coleções Petrópolis e Printemps, como a boleira, as cestas e as bandejas em formatos diferentes.

E AINDAAprenda a montar uma linda mesa com louças floridas

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

A Marie Marie Bakery preparou especialmente para o nosso café da manhã: bolo de chocolate com açúcar de coco; o delicioso bolo de mexerica com cachaça; mini naked cakes (red velvet, bem-casado e brigadeiro); mix de pães artesanais; pão de mel, nozes e chocolate; pão integral de figo e castanha; pão integral de semente de abóbora; pão de manteiga; pão multicereais; baguetes de vinho branco; ciabatta recheada de lombo com cream cheese; baguetinhas de vinho branco e salame; croissants tradicional e de goiaba; pastries doce; e chapeau de chocolate.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

 

Na bandeja, acomodamos uma garrafa térmica grande, porta-leite, porta-suco, porta-nescau, porta-requeijão, porta-toddy e porta-adoçante.

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

 

Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)
Aprenda a montar uma mesa de café da manhã caprichada (Foto: Julio Acevedo)

Louça, talheres, guardanapos, copos, jarras e outros acessórios: Theodora Home | Arranjos e Flores: Milplantas | Pães, doces e bolos: Marie Marie Bakery | Toalha: Mesalinho | Descansos de talher: Acervo pessoal

Esperamos que tenham gostado desta inspiração e que tenham sempre excelentes manhãs!

Beijos!

Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.

 

Viewing all 23614 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>