Originalmente criadas na França entre os séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos, deixaram de lado a função de isolante térmico e trouxeram para os dias de hoje seu charme vintage. Além disso, sob a ótica dos profissionais contemporâneos, o recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes ecléticos, mas sempre sofisticados. Pensando nisso, Casa Vogue criou uma lista com várias ideias para você usar essa poderosa ferramenta de decoração na sua casa, mas sem evocar uma estética ultrapassada. Seja trazendo de volta o charme do passado ou em versões reloaded, o resultado promete impressionar!
1. Pano de fundo clássico
Neste apartamento cheio de obras de arte e móveis de design, as paredes brancas com boiseries se unem ao piso de parquet para criar um ambiente clean, porém com pegada clássica, que serve como contraponto aos móveis ousados. Tal estratégia garante que a decoração fique despojada e confortável ao mesmo tempo.
VEJA TAMBÉM: 14 jeitos de decorar uma sala branca
2. Espirito vintage e descolado
Na casa cheia de achados interessantes da colecionadora Carrô Shcamall, as boiserries foram aplicadas para evocar charme do passado, mas ganham novo fôlego graças à paleta de cores e à forma despojada como os objetos vintage foram usados decoração. Dois tons de verde trazem contemporaneidade ao projeto e se misturam, com muita ousadia, ao papel de parede estampado.
VEJA TAMBÉM: 11 salas coloridas e divertidas
3. Hi-lo de revestimentos
Apesar de serem ultraconservadoras e remeterem imediatamente ao passado, as boiseries desse escritório em tons pastel, que trazem até acabamento dourado, têm um visual descolado graças ao contraste entre elas e o restante do espaço. Enquanto as paredes reproduzem as tradições do passado, o piso surge atual, com madeira natural, sem revestimento. Os móveis, cheios de personalidade contemporânea, contribuem para o resgate do ornamento antigo e pincelam preto no espaço repleto de Rose Quartz e de Azul Serenity, as cores de 2016.
VEJA TAMBÉM: Do piso ao teto, 15 salas na cor rosa
4. Tons ousados em degradê
Este quarto vermelho, parte de um especial que ensina a usar o vermelho na decoração, faz um mix de tempos que rejuvenesce completamente as boiseries, que surgem num sofisticado tom de bordô. mais uma vez, os móveis contemporâneos e os tons ousados eliminam qualquer chance das paredes com sotaque vintage parecerem obsoletas.
VEJA TAMBÉM: 15 salas vermelhas trazem dicas para usar a cor na decoração
5. Dupla quadriculada
Nesta sala de leitura com tons sóbrios, as boiseries fazem um romântico complemento gráfico à estante de linhas retas, trazendo um sopro de sofisticação vintage à igualmente elegante estética moderna.
VEJA TAMBÉM: 10 escritórios improvisados
6. Parede vintage e colorida
Neste projeto norueguês, a boiserie foi completamente reinventada ao surgir em um tom de amarelo elétrico em um espaço completamente atual, revestido de cimento queimado e com um mix eclético de móveis. As referências de época, quando reinterpretadas, trazem elegância para os ambientes.
VEJA TAMBÉM: Como usar amarelo na decoração do quarto
7. Revestimento geométrico no quarto de época
Apesar de ser totalmente composto por elementos vintage, este quarto todo negro ganha caráter contemporâneo ao abraçar a estética gótica com muita sofisticação e combinar todos os elementos do passado de forma completamente atual. Apesar de todo antigo, é possível sentir que ele pertence aos dias de hoje – e a boiserie é responsável por deixá-lo ainda mais emblemático.
VEJA TAMBÉM: 10 salas pretas para se inspirar
8. Mistura vintage e industrial
Neste projeto de Henrique Steyer inspirado em Nova York, as boiseries ganham a companhia dos encanamentos aparentes tipocamente industriais. A opulência das paredes é imediatamente refrescada pela despretenção dos canos, resultando em um ambiente muito cool.
VEJA TAMBÉM: Um apartamento industrial, minimalista e artsy
9. Estilos que demarca ambientes
Neste apartamento parisiense do séc. 18, com paredes rústicas e estrutura de madeira aparente, um cubo negro com boiseries delimita a área íntima da casa, repleta de móveis e objetos de design.
VEJA TAMBÉM: 10 apartamentos em Paris para sonhar acordado!
10. Fios condutores e decorativos
Neste quarto ucraniano. os fios elétricos que alimentam luminárias foram usados de forma inventiva, simulando as clássicas boiseries na parede. O resultado é interessante, inesperado e inesquecível!
VEJA TAMBÉM: 20 quartos minimalistas e inspiradores
11. Revestimento minimalista
Nesta sala de vestir circular, as boiseries retomam seu antigo significado, mas abandonam a estética barroca que as consagrou. Os revestimentos de madeira, que nesse caso surgem em dois tipos, criam linhas retas e minimalistas no ambiente cheio de personalidade. Absolutamente chic!
VEJA TAMBÉM: 15 formas de usar madeira na sala de estar
12. Ilusão de ótica desconstruída
Cheias de arabescos e detalhes, as boiseries desta sala de estar são, na verdade, um papel de parede. A forma irregular e inusitada dos desenhos evoca o passado, mas mira no futuro.
VEJA TAMBÉM: Como usar estampas na decoração da sala de estar