Três andares, seis suítes – uma delas com 100 m² –, piscina, sauna, sala de banho, mesa de bilhar, escritório, sala de estudo, academia e, por que não, um cinema. Assim é a casa construída por Allan Chierighini e Fabio Silva, do Progetta Studio, para um casal e suas três filhas pequenas em Jurerê, bairro nobre situado na região norte de Florianópolis.
LEIA MAIS: Casa se abre completamente à vista de um vale
No subsolo ficam a garagem e as áreas de serviço. No térreo, o andar principal da casa, encontramos a área social, com cozinha aberta, sala de jantar integrada e sala de estar, além da ampla área de lazer, que inclui piscina, terraço, sauna, academia, uma sala de banho e uma sala de cinema. Já as suítes, uma para cada filha, uma para o casal e duas para hóspedes, ficam no piso superior, com sacadas e janelas abertas para a área verde situada ao fundo do terreno.
No total, são 1617 m² de área fechada, uma metragem que chamou atenção até mesmo dos arquitetos. "Mil metros quadrados já é considerada uma metragem grande para a residência, então quando você chega nos 1600 m² surpreende um pouco, mas havia bastante demanda, e acabamos aproveitando todo o espaço", explica Fábio Silva.
Para além das proporções, outros detalhes chamam atenção no projeto, como a integração dos espaços sociais e de lazer. No andar térreo, as divisões entre os ambientes são quase invisíveis, feitas principalmente por grandes portas de vidro.
A piscina, por exemplo, ultrapassa o limite do terraço e entra na sauna. O jardim é separado apenas por portas de vidro da sala de estar, de jantar e da cozinha, que apesar de ampla e bem definida, não possuí paredes delimitando seu espaço.
Até mesmo a sala de banho pode ser integrada, basta arrastar as grandes portas espelhadas para as laterais para que a banheira passe a fazer parte de uma grande sala, com espaço para reunir os amigos e até mesmo disputar uma partida de bilhar. Para os mais tímidos, também é possível fechar as portas e relaxar com a vista para o jardim externo, que garante toda a privacidade necessária.
A conexão com a área verde, por sinal, não acontece apenas na sala de banho. O banheiro da suíte master é outro cômodo curioso. Todo de vidro, ele não só tem vista para o céu, mas também um chuveiro de teto completamente aberto para a área externa, onde a mata fechada, é, ao menos segundo os arquitetos, o suficiente para garantir a privacidade do casal.
Para completar a integração dos espaços e continuar aproveitando a área verde, todas as suítes tem sacadas voltadas para a área de lazer e para a área verde. Desde os quartos das filhas, até os de hospedes. "Foi realmente no uso do espaço e da abertura para as áreas verdes que ganhamos o cliente", admite Fábio.