Revestir o piso é apenas uma das aplicações possíveis da madeira. Os nove projetos a seguir revelam toda a versatilidade desse material, usado de forma hegemônica para proporcionar conforto e durabilidade.
E MAIS: Decoração de cozinhas com madeira: 12 ambientes aconchegantes
Total look
Quem adentra esta residência de 120 m² localizada em Bohinj, na Eslovênia, não imagina que, no passado, funcionava aqui um armazém de feno, encontrado em condições precárias. Do lado de fora, as marcas do tempo permanecem intactas na fachada. Mas, por dentro, os profissionais do escritório local Ofis Arhitekti ousaram ao transformá-la por inteiro utilizando abeto escovado, uma madeira de tom claro somente vista em florestas geladas. Com cuidado, a estrutura original foi devidamente recuperada e tratada para receber a nova casca, que revestiu vigas, paredes, piso e o mobiliário completo. Até mesmo a cozinha e os banheiros foram totalmente cobertos pelo material. A carcaça antiga teve partes propositalmente perfuradas para desenhar uma delicada luz natural no interior.
VEJA TAMBÉM: 15 casas de campo para inspirar a decoração
Personalização máxima
![cv378 estilo madeira total (Foto: divulgação) cv378 estilo madeira total (Foto: divulgação)]()
Os detalhes surpreendem neste apartamento de 150 m² no distrito de Aoyama, em Tóquio. “O proprietário é dono de uma empresa de plantio de Pinus radiata e era muito importante que quem entrasse no espaço soubesse disso”, conta Juliana Cintra do Prado, diretora do escritório franco-americano Carbondale no Brasil. Sendo assim, a madeira permeia todos os ambientes, mas com cuidados específicos. Por ser frágil para o uso no mobiliário, por exemplo, foi preciso comprimi-la em ripas para então moldar cadeiras, mesas, pufes e também revestimentos para paredes e bancadas minimalistas. No piso e na escada, o mesmo material foi tingido de marrom escuro. O forro, porém, contempla uma superfície de metal cortada a laser com pintura verde – uma referência à copa das árvores.
E AINDA: Top 15: salas de estar com madeira
Encaixe perfeito
![cv378 estilo madeira total (Foto: Leonardo Finotti) cv378 estilo madeira total (Foto: Leonardo Finotti)]()
Acredite se quiser: esta casa de 967 m² projetada pelo estúdio de Thiago Bernardes em
Trancoso, Bahia, teve boa parte de sua estrutura erguida em apenas uma semana. A agilidade é devida ao emprego da madeira laminada colada – tiras finas de eucalipto que, juntas, geram os perfis que a compõem. “Por conta do processo de prensagem e colagem, é possível vencer vãos maiores, como este de 10 m, compilares finos”, conta Dante Furlan, sócio-coordenador do escritório. Além da rapidez e da estética aprimorada, a solução confeccionada pela ITA Construtora é mais sustentável: basta unir os encaixes das peças, que já chegam à obra na medida. O visual todo amadeirado é finalizado pelo cumaru, usado nos muxarabis e no deque, e o freijó, nas paredes, com execução da Oficina de Marcenaria.
CONFIRA: Madeira e vidro revestem casa dos anos 1950
Brilho acobreado
![cv378 estilo madeira total (Foto: Tuca Reinés) cv378 estilo madeira total (Foto: Tuca Reinés)]()
Elementos rústicos e industriais convivem em harmonia neste escritório, projeto da arquiteta Luciana Teperman para uma residência em Indaiatuba, SP. O ipê com acabamento encerado empresta protagonismo à estante que ocupa a parede de 9,60 m, povoada por livros, fotografias e obras de arte – estas, destacadas com folhas de cobre. “Ao utilizá-las como fundo em alguns nichos, consegui um efeito iluminado”, diz a profissional. A mesa da Tora Brasil, feita a partir de uma árvore cortada, teve sua superfície irregular completada com vidro e ganhou bases de aço corten, por onde passa a fiação. O piso, de madeira de demolição, sustenta cadeiras de Jorge Zalszupin, da Etel, e luminárias da Lumini.
LEIA: Apartamento ganha aconchego ao apostar em paredes de madeira
Entrada triunfal
![cv378 estilo madeira total (Foto: Fran Parente) cv378 estilo madeira total (Foto: Fran Parente)]()
Os quadros de Iberê Camargo (à esq.) e Tomie Ohtake (à dir.), a escultura de Mira Schendel (à dir., no piso) e o púlpito do Mestre Valentim (à dir., na parede) não escondem: neste apartamento de 600 m², em São Paulo, mora uma colecionadora. O desafio de abrigar as obras em um ambiente arrojado e aconchegante coube à arquiteta Consuelo Jorge, que visava imprimir o tomdo projeto logo no hall de entrada. Por isso, o túnel com uma majestosa porta emprega o pínus finlandês. “Queria algo simples e muito natural. Adicionei somente uma camada de resina acrílica, para não amarelar como tempo”, explica ela, que contou como auxílio da Marcenaria Cardoso de Andrade. O tom suave desse tipo de madeira e o piso de limestone baiteg blue mantêm-se discretos para não desviar a atenção da arte.
CONFIRA: Casa é toda decorada com madeira de forma delicada
Banho de estética
![cv378 estilo madeira total (Foto: herzog & de meuron¶2014) cv378 estilo madeira total (Foto: herzog & de meuron¶2014)]()
Um terreno de 15 mil m² próximo ao rio Reno, em Riehen, na Suíça, abriga uma piscina pública projetada por ninguém menos do que Jacques Herzog e Pierre de Meuron. As químicas convencionais, com cloro e outros aditivos, foram abandonadas pelos arquitetos, que projetaram um tanque de água natural, como um lago filtrado. O conceito se estendeu, ainda, ao conjunto arquitetônico que serve de entrada e abraça as águas, formando uma construção em “U” com duchas, vestiários e um solário. Dentro e fora, todo o edifício de 400 m² de área é composto por lariço-europeu, madeira resistente e elástica.
VEJA: Uma casa feita de madeira e pedra
Caixa forte
![cv378 estilo madeira total (Foto: Romulo Fialdini) cv378 estilo madeira total (Foto: Romulo Fialdini)]()
O cumaru envolve o hall deste apartamento paulistano. A arquiteta Candida Tabet utilizou o material para revestir paredes e teto, este rebaixado a fim de impactar visualmente e embutir a
iluminação. Ali, quatro portas imperceptíveis dão acesso a um lavabo e à antessala da suíte. A surpresa, durante a reforma, ficou para a porta do elevador. “Quando retiramos a pintura, descobrimos um precioso jacarandá”, revela. O piso, por sua vez, é um tacão feito com retalhos que sobraram da marcenaria, executada pela Girante.
E AINDA: Madeira garante conforto no apartamento mexicano
Sutileza nos acabamentos
![cv378 estilo madeira total (Foto: Tuca Reinés) cv378 estilo madeira total (Foto: Tuca Reinés)]()
O cuidado com as tonalidades impressiona neste tríplex elaborado pela arquiteta Debora Aguiar. O segredo? A madeira foi clareada até atingir a nuance desejada. “O projeto pedia uma certa leveza. Por isso, optei pelo carvalho-americano, que aceitou melhor essa interferência”, afirma. No andar intermediário (foto), o material surge revestindo a estrutura da escada, nos degraus maciços, em algumas paredes do estar e em um criativo jogo de placas que percorrem o pé-direito alto. No piso, travertino navona.
CONFIRA TAMBÉM: Cinza, rosa e madeira dão charme ao apartamento paulistano
Curvas inesperadas
![cv378 estilo madeira total (Foto: ) cv378 estilo madeira total (Foto: )]()
Para quebrar a monotonia de um espaço estreito e longo, a arquiteta Fernanda Marques elaborou um forro curvilíneo e ondulado com 82 vigas de nogueira entre cozinha e lounge, neste ambiente exibido em uma importante mostra de decoração paulistana. “Foi fundamental, para chegarmos ao resultado, estudar antes a volumetria no 3D”, recorda-se a profissional, adepta de primeira hora das ferramentas eletrônicas de projeto. As formas orgânicas se aplicam também à bancada, de Corian, que vira banco, desce até o piso e, mais a frente, resulta em outro balcão-bar – tudo em consonância como jardim que percorre a lateral do ambiente.
* Fotos Demian Golovaty (Fernanda Marques), Fran Parente (Consuelo Jorge), Leonardo Finotti (Bernardes Arquitetura e Herzog & de Meuron), Romulo Fialdini (Candida Tabet), Tomaz Gregoric (Ofis Arhitekti), Tuca Reinés (Debora Aguiar e Luciana Teperman)
**Matéria publicada em Casa Vogue #378 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)