O DW! São Paulo Design Weekend, que acontece na capital paulista de 9 a 13 deste mês, chega à sua 6ª edição como o maior festival urbano de design da América Latina. Este ano, são mais de 300 eventos espalhados pela cidade em cerca de 120 lugares, com a curadoria dos jornalistas Simões Neto e Regina Galvão. Para além de um crescimento em número, o idealizador DW!, Lauro Andrade Filho, ressalta uma evolução significativa na qualidade dos eventos: “Vemos que existe um grande aprendizado das marcas em como se fazer uma semana de design, estamos aprimorando essa cultura”. Outro ponto positivo, segundo Lauro, é que, cada vez mais, cresce o protagonismo dos designers: “No início do DW!, era a marca que mais se destacava. Hoje, as próprias marcas estão se empenhando em promover a autoria”. Em meio a tantos acontecimentos, elegemos alguns imperdíveis – dois deles promovidos pela Casa Vogue. Confira!

Paulista
O Cine Belas Artes hospedará o Casa Vogue DOCs, ciclo de documentários de arquitetura e design brasileiros promovido pela revista. A apresentação de cada filme será seguida de um bate-papo. No dia 7, haverá a projeção de Várzea Queimada. Espírito, matéria e inspiração, com a participação de Marcelo Rosenbaum. No dia 8, é a vez de Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, com a presença de sua neta, Laura Artigas. E no dia 9, por fim, acontece a exibição de Bernardes, e conversa com o arquiteto Thiago Bernardes, neto de Sérgio.

Jardins
Como não poderia deixar de ser, a Al.Gabriel Monteiro da Silva soma um grande número de eventos, como exposições e lançamentos de produtos. A By Kamy (Al. Gabriel, 1.147), por exemplo, traz a mostra Alquimia, que reúne o trabalho de quatro criadores têxteis, como as tapeçarias com aplicação de ouro de Patrícia Kattan. A Lider (Al. Gabriel, 813), por sua vez, mostra novas peças assinadas por oito estúdios, entre elas, a poltrona Tubus, de Eduardo Baroni. Na parte mais alta da rua, Osvaldo Tenório inaugura o espaço Von (Al. Gabriel, 492), dedicado a exposições e eventos esporádicos de arte, design e moda – na ocasião, lançará produtos desenvolvidos por ele próprio e por Simone Coste e Rodrigo Ambrosio, sob curadoria de Lili Tedde. Na Galeria Baró (R. da Consolação, 3.417), Fernando Campana apresenta uma exposição artística individual, na qual exibe aquarelas que representam
macacos e desenhos de robôs, todos frutos de sua imaginação – duas pontas da história da humanidade.

Ibirapuera
Primeira feira de design de coleção do Brasil, a MADE (Mercado.Arte.Design) acontece em novo endereço: o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A 5ª edição da feira tem número recorde de expositores: são mais de cem, entre brasileiros e internacionais. Ainda no prédio da Bienal, no auditório, acontece o 10º BOOMSPDESIGN, que conta com uma agenda de palestras, oficinas e instalações, a exemplo da Florense, que reúne lançamentos como o mancebo Lurch, de Rejane Carvalho Leite.

Vila Madalena
A EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas (R. Mourato Coelho, 1.404) apresenta uma retrospectiva de Ronald Sasson com 32 peças produzidas nos últimos cinco anos e também 16 novos produtos, entre luminárias, estofados e objetos que levam o selo do seu estúdio. Já o espaço A Estufa (R. Wisard, 53) abriga a exposição Artífices da Madeira, que reúne criações de Fernando Mendes, Julia Krantz e Morito Ebine.

Água Funda
Feira-âncora do DW!, a 2ª High Design (entre os dias 8 e 10) está 30% maior e, além das novidades reveladas pelos expositores, reúne outros importantes eventos: o CONAD – Congresso Nacional de Design de Interiores –, a conferência do Greenbuilding Expo e a mostra com os vencedores do Prêmio Salão Design. Com a curadoria da Casa Vogue, acontece Também o Café + Talks Studio High, uma série de bate-papos que discutirá temas ligados ao design brasileiro, com a participação de André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, Ana Neute, Aristeu Pires e Inês Schertel, Elisa Atheniense e Camila Bertolote, Fernando Prado, Guilherme Sass e Rodrigo Calixto, Guto Requena, Jader Almeida, Marcelo Alvarenga e Susana Bastos, Maria Amélia Vieira e Roberta Borsoi, e Sérgio J. Matos.

Brooklin
Além de preparar conteúdos inéditos entre suas mais de 90 lojas, o D&D Shopping (Av. das Nações Unidas, 12.555) apresenta MoMA Design – Acervo Fiesp, que expõe mais de 40 itens do acervo de design do museu, com clássicos do século 20, como a cadeira Zig Zag, de Gerrit Rietveld. “Algumas peças são mais conhecidas e outras pouco vistas”, conta a curadora Regina Galvão. Haverá, ainda, uma homenagem ao designer gaúcho Nelson Petzold, autor, ao lado de José Bornancini (1923-2008), dos talheres Camping, que também integram o acervo da Fiesp.
Cidade Jardim
Em sua 4ª edição, a mostra Modernos Eternos se realiza entre os dias 8 e 13 no Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12.000). Todo o acervo está à venda, em ambientes assinados por nomes como Caroline Elkis, David Bastos, Melina Romano, Mestisso Arquitetura, Naomi Abe e Studio 011. A curadoria é de Sergio Zobaran e Maria di Pace.