É verdade que a lista de lugares incríveis para você visitar durante o Salão do Móvel de Milão é longa - como bem viu quem baixou o Guia de Milão da Casa Vogue. Também não se pode negar que, ao menos nesta época do ano, por trás de cada porta de madeira, há uma bela surpresa nos esperando. Mas, existem sempre aqueles lançamentos que vão muito além das expectativas. Itens de design, instalações e exposições que são de tirar o fôlego. Principalmente quando o bairro visitado é o Centro - que se não tem a fama criativa de Brera, tem história e espaço suficiente para abrigar as ideias mais ousadas. Após muitos quilômetros rodados, a pé mesmo, no melhor estilo milanês, selecionamos o que vimos de melhor por lá.
LEIA MAIS: Milão 2018: um tour pelas instalações conceituais mais incríveis
1. Hermés
![Salão do Móvel de Milão: 10 lugares para visitar no centro da cidade (Foto: Divulgação) Salão do Móvel de Milão: 10 lugares para visitar no centro da cidade (Foto: Divulgação)]()
Seguindo a mesma linha da exposição realizada em 2017, a Hermés convida os visitantes para percorrer um verdadeiro labirinto, no qual, à cada sala que passamos, descobrimos uma nova faceta da coleção. Mas, se no ano passado o percurso se dava em espaços neutros,com paredes brancas e com piso em terracota. No Fuorisalone 2018, a marca investiu nas cores e aproveitou o amplo pé-direito do espaço para criar salas de exposições ainda mais vibrantes e exuberantes.
2. Lasvit
![Salão do Móvel de Milão: 10 lugares para visitar no centro da cidade (Foto: Divulgação) Salão do Móvel de Milão: 10 lugares para visitar no centro da cidade (Foto: Divulgação)]()
Ocupando os três andares de um antigo teatro milanês, a marca Lasvit transporta os seus visitantes para um misto de circo e cabaré, no qual estão expostas as suas mais diversas peças, desde copos e luminárias irreverentes, até sua primeira série colecionável - resultado do trabalho de designers renomados que se debruçaram em um só tema: os monstros. O assunto, que inspirou obras de Nendo e dos Irmãos Campana, entre muitos outros, também é apresentado ao público através de performances que acontecem de hora em hora.
3. Louis Vuitton
Sofisticada e interessante, a exposição da Louis Vuitton apresenta itens novos e antigos da coleção Objets Nomades - que conta com criações de Patricia Urquiola, Marcel Wanders, Irmãos Campanas, entre outros. Ocupando praticamente todo o Palazzo Bocconi, a mostra ainda impressiona pela originalidade, com instalações nas quais as peças são colocadas como obras de arte em ação, girando e refletindo luzes de acordo com as suas funções.
4. Caesarstone
A Caesarstone convidou o escritório americano Snarkitecture para criar uma instalação que ultrapassa os limites entre a realidade o lúdico. Em Altered States, os arquitetos novaiorquinos brincam com o conceito da ilha da cozinha, espaço que é recriado de forma a acentuar suas características e evocar a presença da água em seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
5. Interni
Na mostra House in Motion, organizada pela revista Interni, designers de todo o mundo, em colaboração com diversas startups, criaram instalações e levantarm reflexões sobre o morar e a mobilidade. O resultado é apresentado em três espaços: a Università degli Stud Di Milano, o Orto Botânico de Brera e o ex-seminário Arcivescovile - e não só coloca em pauta assuntos muito relevantes para a atualidade, mas também surpreende pela diversidade e originalidade.
6. CC-Tapis
Rave, Rave, Rave, este era o nome da exposição organizada pela CC-tapis para apresentar os novos tapetes da marca. Assinados por Bethan Laura Wood, Patrícia Urquiola e Ludovica + Roberto Paloma, as peças são inspiradas na psicodelia e não só impressionam à primeira vista, como também se tornam cada vez mais interessante conforme os visitantes observam os detalhes das cores, texturas e formatos usados pelos designers.
7. B&B
Nos espaços do Chiostri Dell'Umanitaria, a marca de móveis B&B Itália criou um verdadeiro oásis para os andarilhos do Fuorisalone. Em um belo jardim interno, a marca mistura peças clássicas de outdoor com alguns lançamentos, compondo confortáveis espaços de descanso para seus visitantes. Para completar, na parte interna, um palco montado em meio a um salão renascentista apresenta criações do designer e arquiteto Luigi Caccia Dominioni - algumas das quais foram reeditadas pela marca este ano.
8. Swarovski
Um palacete de vidro, ou cristal, melhor dizendo. Assim é o Palazzo Swarovski, instalação que apresenta para os visitantes do Fuorisalone produtos criados para a marca por designers renomados como, Nendo, John Pawson, Tord Bootje, Patricia Urquiola e Marjan van Aubel. E não pense que encontrará joias por lá - o espaço leve traz itens para casa, como luminárias, vasos e espelhos, por exemplo.
9. Wonderglass
Na primeira sala do Istituto dei Ciechi, a Wonderglass monta a exposição Kosmos, na qual apresenta, com tom teatral, suas principais novidades. Entre elas está a série de vasos e objetos de decoração Alcova, assinada pelos Irmãos Bouroullec, e também a instalação Through the Clouds, criada para apresentar a luminária desenvolvida pela marca em parceria com a Fornasetti.
10. Raw-Edges
Inspirados na Horah, dança tradicional de Israel, país onde nasceu a dupla de designers, essa instalação é composta por 30 luminárias "dançantes" que se movem de um lado para o outro criando um verdadeiro e hipnotizante ballet. Monográfica, a mostra foi montada no Spazio Krizia.
Quer acessar mais conteúdos da Revista Casa Vogue? Baixe já o nosso aplicativo, disponível também no Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.