Decorar o quarto de bebê é um dos momentos que preparam não só o ambiente, mas os próprios pais para a chegada do novo integrante da família. Quando falamos de decoração infantil, o mais importante é criar um décor lúdico, que estimule a criatividade e a curiosidade da criança, mas que não seja exagerado a ponto de deixá-la agitada. E, é claro, o quarto precisa agradar também o gosto dos pais, certo? Então confira 10 inspirações de quartinhos de bebês muito bem planejados para toda a família:
1. Com memória afetiva

A começar por este espaço colorido criado por Cris Passos para a mostra carioca Casa Natoca, pensando em uma criança brasileira que habita um cômodo com um quê francês. A inspiração art déco permeou toda a seleção de produtos e elementos decorativos. O quartinho foi criado a partir de cinco cores principais, e recebeu o papel de parede Terrazzo, que remonta à atmosfera da casa de vó com as texturas coloridas que lembram o marmorite. Tudo para criar um ambiente cheio de memórias afetivas!
2. Bom uso do espaço

No projeto assinado por Duda Tavares, chama a atenção o uso de cores calmas, mas marcantes. O cinza foi usado para equilibrar a parede em tom turquesa, e a madeira no piso e no berço trazem aconchego. O papel de parede Terrazzo também foi usado de maneira inteligente, sendo aplicado na parede e também no teto. A opção aumenta a sensação de amplitude vertical do espaço e estimula o bebê, que passará um bom tempo deitada no berço olhando para cima.
3. No estilo boho

Quando foi decorar o quartinho do próprio filho, a designer de interiores e artesã Paloma Christiansen colocou a mão na massa e apostou em um décor sem o estereótipo típico desses espaços. Por gostar do estilo boho, ela apostou em um ambiente que evocasse a natureza. Os destaques vão para a parede bicolor, em verde e branco, e o berço de palha que valoriza a tradição de cestaria indígena do Nordeste. E, como é um espaço que ela também passa bastante tempo, Paloma queria que fosse confortável e prático para o dia a dia. A solução foi uma poltrona onde ela pode passar bons momentos com o bebê.
4. Descolado

Esta casa em Nova York foi inspirada no bairro artístico Chelsea, onde fica localizada. A partir do entorno repleto de galerias, o escritório Workstead optou por um papel de parede preto e lúdico, com estampa de animais da floresta e cogumelos. A escolha criou um belo contraste entre o tom escuro e o berço branco. Para completar, a costela-de-adão dá o tom descolado do projeto como um todo.
5. Com luzinhas

Para fugir do quarto rosa tradicional para meninas, a arquiteta Paula Carvalho escolheu rosa queimado e cinza como base para o décor do seu projeto. A madeira dos móveis e acessórios ajuda a reforçar a atmosfera aconchegante proporcionada pelos tons acinzentados, que são tendência. E uma das ideias mais inusitadas é o uso da escada como apoio para uma estrela de led com luzinhas, que servem tanto como elemento decorativo, quanto como iluminação suave para o bebê dormir.
6. Artístico

Com ajuda do escritório Escala Arquitetura, a stylist Luciana Novis idealizou este espaço acolhedor, mas que traduz essa atmosfera criativa e viva do resto de sua casa. O desenho da floresta preenche todas as paredes e foi feito à mão para o cômodo. Os animais se repetem nos brinquedos coloridos e no móbile de pássaros. O berço de palha imprime a mágica neste conto de fadas florestal. O restante do décor, em base neutra, dá espaço para que o desenho lúdico do papel de parede roube a cena sem exageros.
7. Em preto e branco

Criado pelo escritório Triarq Studio de Arquitetura, este quartinho de bebê em preto e branco ganhou um twist com opções fáceis de décor, como as gotinhas adesivas coladas na parede. A interferência lúdica também surge nas escolhas de iluminação e quadros. O amarelo e o rosa surgem para surpreender nos detalhes estofados, tirando a sobriedade do cômodo para a criança. Simples e elegante!
8. Espírito livre

A paleta de cores pensada pela arquiteta Ana Yoshida para este quarto com espírito livre é guiada pelo tom terroso do tapete e pela alegria contida no amarelo e no laranja. Antes que a bebê Cecília viesse ao mundo, seu quarto era destinado a hóspedes e tinha décor neutro. Havia pressa para atualizá-lo e seus pais não queriam encarar o quebra-quebra de uma reforma convencional. Assim, a arquiteta planejou uma atualização simples, que escondesse, por exemplo, o piso de cerâmica com um enorme tapete estampado, ou repaginasse as portas do armário antigo, com tinta cinza. Da parede, o adesivo de mapa-múndi deu o ponto de partida para a escolha de cores e completou o ambiente divertido.
9. Com tons escuros, mas alegre

O uso do preto no quarto de um recém-nascido não é algo comum, mas pode resultar em uma decoração harmônica e interessante, como comprova o ambiente criado por Farra Mirón, do site The Hostess Heaven. No papel de parede eleito, tal cor serve de pano de fundo para as estampas de pássaros e animais selvagens, mas sem pesar, já que as paredes e cortinas brancas criam um contraponto. Destaque para os itens de garimpo: o berço vintage e o tapete oriental.
10. Neutro e chique

Tecidos naturais e uma paleta de cores que varia entre off-white e bege conferem claridade (e neutralidade) ao projeto do escritório Prado Zogbi Tobar, que criou um décor atemporal para este apê de um casal jovem. Destaque para as peças de diferentes contornos: a poltrona de linhas clássicas versus o conjunto berço e recamier, de linhas retas.