Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Giro Casa Vogue por René Fernandes

$
0
0
  (Foto: Raphael Briest)

Construção típica do modernismo paulistano da década de 1960, marcada por grandes aberturas e vãos livres, a casa de 400 m² de área útil já havia sido reformada. Agora, foi novamente submetida a uma restauração, com objetivo de atualizar estruturas e acabamentos e pôr em prática um projeto de decoração que desse à residência um clima contemporâneo, ideal para receber os seus novos moradores: um jovem casal com dois filhos adolescentes.

Mas tanto eles quanto René Fernandes, arquiteto responsável pela empreitada, gostavam do aspecto original da morada e decidiram fazer o possível para manter seus traços. Exemplo disso é a preservação dos amplos panos de vidro que circundam a área social, deixando o living em contato visual com os jardins do exterior. Assim, além de ter à vista o verde, os espaços internos ainda se beneficiam da luz solar abundante.

Dividido em térreo – onde se concentram living e salas de jantar, TV e lareira – e pavimento superior, com três suítes, “o imóvel ganhou um novo décor, baseado em um programa de vida bem definido, com ambientes gostosos e reservados”, conta René, que optou por paredes brancas, com o intuito de enfatizar a luminosidade natural.

A exceção é a sala de jantar, emoldurada por um vermelho vibrante, que se repete em um lustre de estilo clássico, editado em versão moderna, de cerâmica. Na parede maior, um grande espelho ocupa quase toda a superfície, dando apoio a um aparador de madeira flutuante e criando um contraste cromático ao refletir o verde do jardim. 

Já para o mobiliário, René apostou em um mix bem dosado de peças de antiquário, itens atuais e clássicos do design moderno. A antiga mesa da sala de jantar convive com os sofás de linhas retas do living, além de ícones como a mesa de centro Noguchi, de Isamu Noguchi, a poltrona Barcelona, de Mies van der Rohe, e o móvel mais recente, a Prince Chair, de Louise Campbell. Lá fora, por fim, o arquiteto abriu espaço no jardim para um toque de irreverência, decorando-o com chaises de fibras sintéticas coloridas alegres e despojadas.

A seguir, o arquiteto aponta suas lojas preferidas em São Paulo.

Portfólio René Fernandes

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614