Sentir o cheirinho do café antes de sair de casa pela manhã é uma experiência rara para muita gente. Com o automatismo da vida moderna, cada vez mais pessoas compram a bebida em cafeterias ou na padaria. Mas o designer americano Craighton Berman inventou um objeto para mudar esse cenário.
A Manual Coffeemaker valoriza o ritual de fazer café. Feita de uma camada dupla de vidro, a cafeteira convida a desacelerar enquanto observamos a água atravessar o pó e gotejar na xícara ou caneca. Sua forma elegante permite que a peça funcione como decoração na bancada da cozinha ou escritório. A base de madeira ganha um ar envelhecido conforme o tempo passa.
Para distribuir seu produto, Berman acreditou no amor dos aficionados pelo café artesanal. Segundo o designer, o método do filtro de papel faz sucesso porque dá total controle sobre a quantidade e os movimentos da água depositada no pó. "Mais controle significa que você tem a habilidade de ajustar perfeitamente sua receita e destacar melhor as nuances de sabor encontradas nos cafés artesanais de alta qualidade", afirma o designer.
Berman apostou bem. Ele publicou o protótipo do utensílio no site de financiamento coletivo kickstarter. Em 32 dias, conseguiu US$ 101 mil dólares e tirou a ideia do papel.