Finos e delicados filetes em pedaços de madeira decoram móveis e objetos da coleção Diptych lançada pelo designer holandês Lex Pott e pela marca New Window. São armários, biombos, totens e outros itens pequenos, como pentes e painéis. Todas as peças foram feitas de uma única árvore Douglas fir, que é conhecida também como pinheiro do Oregon.
Além da beleza das peças, a coleção surpreende pelo inovador processo produtivo: para conseguir frestas entre os filetes originais de cada pedaço de madeira, a superfície foi submetida a jatos de areia, de forma que as tiras mais macias eram sopradas para fora. “Em cada pedaço da madeira, dá para ver como foi a vida da árvore: nos verões, épocas em que a árvore cresceu mais, os anéis produzidos no tronco eram mais largos. Já nos invernos rigorosos, ela teve de economizar sua energia, e ficou com anéis mais finos.
Com os jatos de areia, são retirados os macios anéis dos verões, resultando em frestas maiores”, explica Pott. Para evitar o contato dos jatos nas áreas da superfície que deveriam ser preservadas, o designer usou adesivos de borracha como proteção, e assim criou diferentes desenhos para cada peça. “O nome da coleção, Díptico (Diptych, em inglês), refere-se à justaposição de elementos presente em cada objeto, seja de formas geométricas e orgânicas, seja de partes abertas e fechadas, seja de controle e liberdade”, diz o designer.
A árvore usada nessa série já contava mais de 50 anos, uma vez que foi plantada por volta de 1960 na floresta de Veluwe, na Holanda, e cortada em 2013. Cada peça produzida desse tronco leva o número “1” para indicar a procedência.