Sóbrio, discreto e frio, o vidro atrai fãs do lema less is more. Uma linha apresentada pela Tonelli no Salão do Móvel de Milão 2014 mostra que, mesmo minimalista, o material não precisa ser monótono. Na coleção italiana ele ganha formas esculturais, é misturado à madeira e vem ainda em formatos inusitados.
A mesa Bakkarat, por exemplo, é sustentada por uma coluna semelhante a uma fita retorcida. O contraste é forte com a base e o tampo, ambos em formato de círculo - ou retângulo, no caso da versão maior. Montada maualmente, a peça tem design da dupla Donato D'Urbino e Paolo Lomazzi.
Os módulos da coleção Digit lembram os algarismos 5683. O design bem-humorado permite combinar elementos para criar diferentes móveis: mesas laterais, prateleiras e até criado-mudo. Transparentes e retos, eles se fundem à decoração.
Já a coleção Mirage, design de Matteo Ragni, combina madeira e vidro. Os objetos são criados com base em uma nova tecnologia, que permitiu folhear o vidro com madeira, usando compostos químicos e adesivos. Superfícies espelhadas criam ilusões de óptica.
"A ideia é combinar dois materiais antigos que são opostos: um é frio, o outro quente. Um é polido e perfeito, enquanto o outro é áspero e imperfeito em sua perfeição", conta Ragni. A coleção consiste em mesas de centro baixas com tampos retangulares e quadrados, um criado-mudo e um aparador.