Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Fundação Ema Klabin promove palestra

$
0
0
História do mobiliário brasileiro (Foto: Divulgação)

O próximo sábado (23/8) traz uma excelente oportunidade aos interessados em aprender um pouco mais sobre a trajetória do mobiliário nacional. A professora Angela Brandão ministra a palestra Uma breve história do mobiliário brasileiro, às 10 horas, na Fundação Ema Klabin, em São Paulo. No encontro, Angela abordará a infuência dos móveis brasileiros do período colonial ao contemporâneo.

Titular de história do design na Unifesp, Angela tem doutorado em história pela Universidade de Granada, na Espanha, e pós-doutorado em história do mobiliário pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O evento é gratuito e conta com 30 vagas. As inscrições são feitas pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br, ou pelo telefone (11) 3062-5245.

A ideia é levar o público a refletir sobre os significados das peças de mobiliário e suas funções simbólicas, levando em conta a relação com os espaços públicos e privados em que se inserem. Após a palestra, os visitantes serão convidados a apreciar o acervo da fundação.

Composto por mais de 1.500 obras - como pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, vasos da antiguidade clássica e peças entalhadas de Mestre Valentim, escultor mineiro do século 18, - o rico acervo mostra ainda móveis e itens decorativos que contam a trajetória de Ema Gordon Klabin. Nascida no Rio de Janeiro em 1907, era filha de imigrantes lituanos vindos para o Brasil na última década do século 19. Seu pai, Hessel Klabin, foi um empresário que se distinguiu no desenvolvimento da indústria de papel e celulose no país. 

Apreciadora de música e de arte, Ema teve uma significativa atuação na vida cultural da cidade. A partir do final dos anos 1940, passou a adquirir importantes obras de arte em diversas galerias européias e americanas, além de comprar peças de outros colecionadores brasileiros e de diplomatas estrangeiros de passagem pelo Brasil.

Já no final de sua vida, e não tendo herdeiros diretos, ela preocupou-se com o destino de sua coleção e, como sua irmã Eva Klabin Rapaport fizera no Rio de Janeiro, criou a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, para que surgisse um novo museu aberto à visitação pública em São Paulo. Sorte da cidade!

Palestra Uma breve história do mobiliário brasileiro
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, SP
Data: 23 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Entrada franca mediante inscrição prévia

História do mobiliário brasileiro (Foto: Divulgação)

 

História do mobiliário brasileiro (Foto: Divulgação)

 

História do mobiliário brasileiro (Foto: Divulgação)

 



 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>