Há algo de cinematográfico nesta casa em Chowara, uma vila de pescadores em Kerala, no sul da Índia. Pode ser sua localização vertiginosa, no topo de um penhasco de 60 m de altura. Ou talvez seja o horizonte que a ladeia, decorado pelo Mar da Arábia. É possível, também, que seja a arquitetura majestosa, que inclui vastos espaços, um enorme telhado diagonal e uma piscina infinita. Talvez seja uma mistura de tudo isso, junto com outros detalhes que tornam única essa residência.
O dono da casa vive em Londres, mas adora o sol de Kerala. Por isso, contratou o escritório de arquitetura Khosla Associates para projetar uma casa de veraneio que se abrisse à vista e ao clima indianos. Uma vez imaginada a estrutura arquitetônica do lar, os profissionais escolheram cimento polido, concreto e ardósia para os acabamentos. Afinal, um visual liso não criaria o mesmo diálogo com a riqueza natural circundante. Seguindo o mesmo raciocínio, as escolhas de mobiliário não fugiram muito do necessário, para que o foco estético permanecesse na exuberância local.
Durante todo o processo, os arquitetos priorizaram o panorama marítimo. Queriam um projeto que permitisse a entrada do ar, do céu e da vista da água, sem quaisquer empecilhos. Para tal, encaixaram apenas metade da área construída na tradicional estrutura de quatro paredes, sendo o resto permeado pelo entorno. Tal escolha também serviu ao interesse de manter a casa ventilada, algo necessário em meio ao calor indiano. Uma bem-sucedida combinação de arquitetura funcional e sensibilidade estética.