Pequenos, temporários e rápidos de montar, os pavilhões são perfeitos para experimentar novas maneiras de construir. Com uma dessas estruturas, a Fundação Naomi Milgrom pretende levar a centenas de pessoas o debate sobre projetos - em pleno verão australiano.
O M Pavilion, criado pelo arquiteto Sean Godsell, fica até 1 de fevereiro de 2015 no parque Queen Victoria Gardens, em Melbourne. Painéis de vidro formam o teto, enquanto os fechamentos são feitos de alumínio perfurado. Durante a noite, a luz de dentro da construção transborda pelos furos.
Braços pneumáticos permitem que a estrutura se abra completamente pela manhã e feche-se conforme o dia avança. Godsell conta que concebeu o pavilhão para "desabrochar como uma flor".
A Fundação se comprometeu a construir pelo menos quatro novos projetos semelhantes nos próximos anos, em parceria com o governo estadual e a prefeitura. A inspiração veio da Serpentine Gallery, em Londres, que chama grandes profissionais do mundo para construir pavilhões no parque Kensington Gardens.
O prédio de Godsell receberá dezenas de atividades do Festival de Melbourne – apresentações de dança, música, projeção de filmes, bate-papos, oficinas e até passeios de bicicleta. Uma das maiores vocações da arquitetura, afinal de contas, é reunir as pessoas.