Uma coisa que amamos no Vamos Receber e em nossa coluna aqui é poder dividir com vocês um pouco de quem somos e de onde viemos.
O bolo que hoje ensinaremos a vocês era a marca de todos os Natais de minha infância, quando, a partir do momento em que as primeiras luzes de Natal começavam a enfeitar a cidade, o cheiro gostoso de canela passava a perfumar a casa de minha avó. Era assim que eu sabia que a minha época favorita do ano havia chegado.
VEJA TAMBÉM: Complete a ceia com a torta de nozes certa!
Este bolo delicioso substituía o panetone nos cafés da manhã e da tarde que tomávamos em casa. E ele também virava presente! Era feito aos montes, para presentear a família, os amigos queridos e os membros da igreja.
Minha avó já se foi há algum tempo, mas, de muitas formas, procuro fazer com que ela continue presente em minha vida. Uma delas é recuperar a tradição deste bolo de Natal e encher a casa com o perfume da canela e as memórias de um tempo muito, muito feliz!
Vamos à receita?
Os ingredientes estão indicados abaixo:
Modo de Preparo:
1. Misture a farinha, o sal e o fermento em pó, peneire e reserve.
2. Misture as frutas cristalizadas com um pouco de farinha – para que não fiquem no fundo do bolo – e reserve.
3. Separe as gemas das claras. Em um recipiente, bata as claras em neve e reserve.
4. Em outro recipiente, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Adicione as gemas uma a uma. Junte aos poucos a mistura de farinha, sal e fermento em pó alternando com o leite. Junte as nozes e as frutas cristalizadas e, em seguida, acrescente as claras em neve aos poucos à mistura.
5. Ao final, adicione a canela.
6. Leve ao forno preaquecido a 180º por cerca de 45 minutos (o tempo varia muito de acordo com o forno, já fiz este bolo fora de casa e ele levou quase 1 hora para assar – o bom e velho “teste do palito” é muito importante aqui!).
Quem quiser, pode regar o bolo ainda quente com um pouquinho de rum para deixá-lo sempre bem molhadinho.
Um beijo!
Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna, são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.