Tóquio é conhecida pela sua densa malha urbana, com casas apertadas e hospedagens-cápsula. Em uma cidade onde cada metro quadrado é tão valioso, ter luxo é sinônimo de desfrutar muito espaço. É essa a promessa do recém-inaugurado hotel da rede Aman na cidade, cujas suítes possuem de 71 m² a 157 m².
O Aman Tokyo ocupa os andares 33 a 38 da nova Otemachi Tower, no distrito financeiro de mesmo nome. A arquitetura, do escritório Kerry Hill Architects, investe em amplas janelas de vidro do piso ao teto. Elas inundam os ambientes de luz e permitem enxergar de cima o desenrolar caótico da cidade.
Já o interior é pura tranquilidade. A começar pelo lobby, com pé-direito que corta seis andares do centro do prédio. Parte das paredes é coberta por painéis de papéis washi, esticados pela tradicional moldura shoji. O arranjo, inspirado em uma lanterna japonesa, reflete a luz solar durante o dia e cria cenas luminosas durante a noite.
Embaixo fica o jardim de inverno, onde um enorme vaso com arranjo de ikebana se sobrepõe a um espelho d'água. A sensação de proximidade à natureza é complementada pelo jardim de pedras, com dois rochedos trazidos do norte do Japão.
Dentro das suítes, o clima zen continua, com ambientes integrados e poucos adornos, o que atrai a atenção para os revestimentos naturais, como a madeira. Cada um dos 84 quartos tem um amplo ofurô, a tradicional banheira de imersão.
A capital japonesa tem mais estrelas no Guia Michelin do que qualquer outra cidade. Natural, portanto, que o hotel tenha três espaços para comer. Localizado no térreo do prédio, o The Café oferece almoço e jantar com vista para um bosque. No 33º andar, os hóspedes desfrutam de lanches e drinques no The Lounge, onde olham através de janelas que emolduram o Monte Fuji. E apreciadores de culinária japonesa e asiática podem jantar no The Restaurant, no qual uma seleção desses pratos ganha um toque mediterrâneo.