Gamla Stan, a cidade velha de Estocolmo, na Suécia, tem o charme dos ajuntamentos medievais: ruas estreitas calçadas com pedras, casas de fachadas contínuas e construções públicas pitorescas. Nesse cenário improvável, os arquitetos do escritório dinamarquês Studiomama criaram dois lofts com decoração contemporânea.
Os apartamentos de 200 m² eram espaços comerciais degradados em um edifício de 1720. A missão dos arquitetos foi transformá-los em moradas repletas de luz e marcadas por design minimalista. "Era importante manter a atmosfera especial que essa casa antiga possui, mas também criar dois apartamentos que seriam atraentes para uma vida moderna", conta.
O primeiro passo foi remover as camadas de decoração que ocultavam as paredes e vigas de madeira. As estruturas foram restauradas e expostas para ressaltar os espaços abertos.
Em ambos os apartamentos, as paredes claras foram combinadas a tábuas de abeto tratadas com água sanitária, uma tradição escandinava. Os tetos receberam tinta branca, o que faz o pé-direito parecer maior e refletir a luz da janela. Cozinhas e banheiros aparecem com bancadas e prateleiras de mármore. Metais sanitários e luminárias, feitos com metal dourado, trazem toques de calor à combinação.
O segundo apartamento, com dois andares, tem um conceito de design mais inovador. O principal destaque é uma estante de livros, que cobre uma das paredes da sala de estar com pé-direito duplo. Uma porta deslizante no centro do móvel leva ao primeiro dos dois quartos. Já uma escada com ripas de madeira leva a uma passarela que corta as prateleiras em direção à cozinha.
Placas de abeto de 11 m revestem o piso do cômodo sem interrupção. Elas também cobrem a ilha de preparação de alimentos e, na parede dos fundos, o armário embutido e duas portas, que levam ao banheiro e dormitório.
O apartamento 1 tem interiores mais tradicionais, devido à dificuldade de mover paredes. Salas de jantar e estar foram integradas ao redor de uma lareira de tijolos. Portas duplas conectam o cômodo ao primeiro dos três dormitórios. Dois outros quartos adjacentes são acessados por um corredor. No final dele, fica o banheiro.
O apartamento ganhou toques de alegria com móveis em cores vibrantes, espalhados pelos interiores. Entre os exemplos estão os utensílios de cozinha em tons cítricos, a escrivaninha com cadeira laranja e quadro abstrato e a divertida cadeira Eames LCW ao fim do corredor.