“Eu não apenas presto atenção aos detalhes, sou obcecado por eles, tanto no trabalho quanto no mundo ao meu redor”. A citação acima define muito bem o trabalho do jovem designer sul-africano Laurie Wiid, que, com apenas 27 anos, já figura na cena criativa da Cidade do Cabo com prestígio. Depois de trabalhar com nomes ícones como a Bronze Age e o artista Wim Botha, ele criou a Wiid Design e, desde então, já expôs em feiras como a 100% Design, em Londres, Design Days Dubai, Design Basel, na Suíça, e Design Miami, nos Estados Unidos.
Ao entrar em seu ateliê, o método do artista já pode ser notado até mesmo na disposição do maquinário, estoque e showroom. Localizado no distrito de Observatory, o espaço meticulosamente organizado e limpo dá o tom das peças minimalistas, elegantes e com muita personalidade criadas por Wiid.
“Gosto de manter a qualidade da produção e colocar a minha mão em todas as peças. Por isso trabalho praticamente sozinho, apenas com um assistente”, conta ele à Casa Vogue, enquanto nos mostra a variedade de materiais e produtos de sua marca.
Desde cerâmicas negras até enormes mesas de madeira, os itens da Wiid Design transbordam uma elegância próxima a do design escandinavo, mas com tempero e personalidade africana. “Sempre uso materiais locais e simples, além de procurar por técnicas sustentáveis e que economizem energia. Acho isso muito importante para a qualidade do design no país”.
Agora o designer está trabalhando, em parceria com Aran Lello, da DHK Architects, na coleção de móveis Corkabitation, na qual todas as peças de mobiliário são feitas exclusivamente de cortiça. Mais uma vez, ponto para as linhas objetivas e para a simplicidade.
* O jornalista viajou a convite da South African Tourism