Em um dos condomínios da cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, descansa uma propriedade que é uma homenagem ao minimalismo. A casa projetada por Francyne Rabaioli e Igor Freitas, do estúdio Rabaioli Freitas, tempera o clássico formato de caixas com um toque de ousadia. Na entrada do lar, que é habitado por um jovem casal e seus dois filhos, a estrutura ganha a textura avermelhada e envelhecida do aço corten, que interrompe a imensidão branca do restante da arquitetura.
No lado de dentro, a amplitude toma conta. "Ter muito espaço foi um dos pedidos mais importantes dos clientes. Tanto que o living possui 80 m² sem contar com a área gourmet e a varanda que se conectam a ele", revela Francyne à Casa Vogue. "Além disso, os ambientes integrados permitem que a maioria dos cômodos sejam vistos de qualquer ponto da casa."
Ainda visando a amplitude e manutenção de área livre, poucos e bons móveis foram escolhidos. Um mix formado por itens contemporâneos, rústicos e racionais dá origem a uma espécie de biografia imagética da família. "Quando criamos o décor, sempre tentamos fazê-lo da forma mais pessoal possível. Como o patriarca era surfista e morava na Indonésia antes de se tornar promotor, referências da natureza são quase inevitáveis", revela a arquiteta. O exterior também compõe o visual interno. Enormes janelas de vidro deixam que o jardim e a piscina – que fica no centro do projeto em forma de U – penetrem.
Um ótimo exemplo desse jogo de contrastes é a cozinha. Formada pela combinação de pedra e aço, exibe uma mesa de tronco de guarantã, feita por um artista plástico local, que é cercada pelas cadeiras Masters, de Philippe Starck para a Kartell. Na sala de jantar, o destaque fica por conta do aparador de ônix que, além de móvel funcional, torna-se uma obra de arte quando sua luz interna é acesa.
Subindo as escadas, fica o mezanino – o cômodo mais íntimo da casa – onde uma parede de quadros guarda as lembranças mais queridas de todos. Já os quartos se abrem para o jardim, fazendo com que o barulho de cascatas d'água e a luz do sol filtrada por brises de madeira os torne ainda mais aconchegantes.
E como se todo esse luxo não fosse o suficiente, o lar ainda foi completamente automatizado. "O projeto conta com um sistema de aspirador central, que se liga a todos os cômodos, e um spa altamente tecnológico", completa Francyne.