Nas redondezas da Cidade do México existe uma casa que une o melhor do luxo e do conforto à proximidade com a natureza e à sustentabilidade. A construção de 800 m² concebida por Verónica González Zavala, da VGZ Arquitectura, foi batizada de V9 e esbanja ângulos que, para além da beleza, foram pensados em prol da funcionalidade.
O projeto em forma de H foi idealizado para captar a maior quantidade de luz e de ventilação a fim de otimizar o consumo de energia. Por isso, graças a estudos da geografia local, suas fachadas se abrem para o sul e os tetos se inclinam para o norte. Como se trata de uma morada ecofriendly, nada mais natural que cercá-la de jardins que penetrem os interiores: paredes de vidro e aço fazem com que os cômodos se abram visualmente e espacialmente para o verde. Um ótimo exemplo é a cozinha externa – acompanhada de uma mesa a céu aberto de um lado e uma lareira open air do outro.
As necessidades dos moradores foram divididas em três andares. No subsolo, estão a área de serviço, a academia, a adega e a garagem. No térreo se distribuiu a área social, com cozinha, sala de jantar e living enquanto, no segundo andar, ficam os três quatros, dos quais dois são suítes com antessalas adicionais.
A madeira e a pedra foram eleitas como materiais para dar forma à residência, culminando no ambiente perfeito para abrigar uma decoração eclética e cheia de originalidade. O calcário cobriu as paredes de fora enquanto dois tipos de travertino, as de dentro. A marcenaria de linhas retas e modernas, toda feita de nogueira, espalha aconchego por todos os lados e dá origem a detalhes esculturais, como a partição que divide, sem obstruir totalmente a vista, a câmara que une os quartos, no segundo andar, e a sala de pé-direito duplo, no primeiro. Já o banheiro principal foi recoberto de mármore branco, enquanto os demais receberam azulejos de vidro.
Os móveis ajudam a instituir o conforto. Além daqueles de madeira – como as mesas, aparadores e cadeiras – sofás Chesterfield e outros assentos de couro somam mais esse material natural à paleta escolhida para V9. Os tons neutros dão espaço à ousadia cromática pontual nos objetos decorativos e em algumas das poltronas.
Como se não fosse o suficiente, todo o lar é informatizado: os controles de áudio, vídeo, segurança e iluminação, dentre outros, estão reunidos em um tablet para a fácil utilização dos moradores. Para completar, a casa conta com captação e tratamento da chuva, assim como a reciclagem de água para a rega do jardim. Enquanto isso, painéis solares geram energia elétrica e possibilitam um banho quente que também é ecologicamente correto.