Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Antigo restaurante se transforma em lar

$
0
0
Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

Para alguns moradores de Provincetown, Massachusetts, o velho restaurante Martin House evoca diferentes sensações e impressões. Alguns comparam as estruturas das telhas com as antigas moradas de pescadores da região. Outros acreditam que o espaço traz um espectro das extintas casas que reuniam abolicionistas. Há ainda aqueles que creem na existência de fantasmas. E outros apenas lembram do lugar como um bar e restaurante, onde o escritor norte-americano, Norman Mailer, premiado duas vezes com o prêmio Pulitzer, gostava de ir. 

Mas para o casal David Bowd e Kevin O'Shea o espaço é simplesmente uma casa. Quando compraram a residência de 200 m², em 2010, por 600 mil dólares, eles não tinham a intenção de deixar Manhattan.

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

No entanto, em pouco tempo, eles foram sugados para a casa e atraídos pela cidade. "Existe um sentido de história muito forte em Provincetown. Por ser britânico, obviamente, esse senso ressoa em mim", conta o hoteleiro David Bowd, 44, de Staffordshire, Inglaterra.

A ligação com a cidade foi tão intensa que ele e seu parceiro, o designer de interiores Kevin O'Shea, acabaram comprando mais duas propriedades na cidade, onde construíram um hotel em cada imóvel: Fairbanks Inn e Salt House Inn.

Porém, o verdadeiro amor estava em Martin House, o velho restaurante, que fechou as portas em 2005, depois de 30 anos de operação. Mesmo após uma reforma completa que durou um ano e que custou cerca de 250 mil dólares, a casa continuava sendo a menina dos olhos do casal.

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

 

"Tivemos que adaptar um estabelecimento estritamente comercial para uma morada residencial. Removemos enormes equipamentos de cozinha industrial", conta Bowd. "Não havia quartos e nem banheiros", completa. Aliás o primeiro contato com o imóvel foi assustador: os cômodos estavam com móveis empilhados até o teto e as paredes da cozinha estavam cobertas com décadas de graxa.

Depois da primeira etapa da reforma, era hora de dar um tapa no décor. Uma das primeiras peças a integrar a nova decoração foi uma banheira do século 19 garimpada por O'Shea. Porém, a hidráulica da casa era tão complicada, que até o melhor encanador da cidade se frustrou. Resultado: naquele primeiro ano, a única maneira de tomar banho era em uma academia de ginástica.

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

Outro destaque na reforma foi a recuperação das cinco lareiras espalhadas no interior da casa, das quais três encontram-se no piso térreo. Outra característica marcante da casa é a chaminé que fica bem no centro da casa. Um dos poucos quartos, usado antes para refeições, é estranhamente a sala de jantar do casal, que ocupa a antiga recepção do restaurante. Ali alguns objetos especiais compõem o ambiente, como a mesa de jantar dos avós de Bowd, as cadeiras modelo Ashlen Windsor e as cerâmicas chinesas dispostas nas prateleiras.

No térreo, as duas salas de jantar tornaram-se uma sala de estar bem arejada, com piso de lajota cerâmica e repleta de objetos rústicos com uma pitada de elementos atuais, e um escritório, onde é possível fazer uma rápida pausa para um lanche. Na ala íntima, o tom rústico envolve o ambiente. As vigas de madeira no teto, os tijolos aparentes e o generoso pé-direito reforçam também um estilo industrial no décor.

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

A cozinha ganhou um ar moderno no projeto. O contraste entre o piso branco e umas das laterais da parede na cor preta proporciona um toque clean e uma certa aura de atemporalidade. A iluminação confere uma dose descontraída ao espaço, ao lado de móveis de madeira e peças de aço inox.   
  
O casal tentou preservar ao máximo algumas particularidades da estrutura arquitetônica do espaço, mas nem tudo foi possível. Para fazer um segundo banheiro, eles tiveram que eliminar uma pequena escada que dava acesso ao sotão, onde o restaurante costumava armazenar bebidas.

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

 

Casa Massachusetts (Foto: Jane Beile / divulgação)

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>