Para quem mora em apartamento, ter um jardim particular é um ideal possível de felicidade. Aproveite o início da primavera, neste dia 22 de setembro, e inspire-se com esta seleção de 10 ambientes com muito verde.
Presente nas plantas e até na tinta que reveste as paredes, o verde injeta frescor no apartamento antigo onde mora a fotógrafa Jaclyn Campanaro, em Los Angeles (EUA). Vasos de diferentes tamanhos ganham as prateleiras e as mesas de apoio no living, onde texturas naturais – repare no cesto usado como cachepô sobre a lareira, por exemplo – e móveis com clima de varanda compõem uma mistura descontraída.
SAIBA MAIS: 5 plantas para ter dentro de casa
Esta varanda foi desenhada de maneira que, quando as portas estão abertas, ela se integra totalmente à sala de estar. Vasos terracota, marrom e bronze abrigam espécies como filodendros, palmeiras, patas de elefante, clusias e evônimos. “Criei essa atmosfera justamente para abraçar as salas e humanizar o ambiente, além de facilitar o controle de temperatura de maneira natural”, diz Denise Barretto, responsável pelo projeto.
VEJA AINDA: 20 ideias atuais para adotar a tendência da floresta urbana
Uma das vantagens deste apartamento de 143 m² em Zapopan, no México, é que o layout já privilegiava a vista do 9º andar, e a luz natural advinda da varanda permitiu que os ambientes integrados recebessem uma porção de plantas. Aqui, os jardins verticais e as estampas maximalistas marcam o décor assinado pelo designer de interiores Erick Millan, em uma explosão de cores e de natureza.
LEIA TAMBÉM: 10 maneiras contemporâneas de usar plantas na decoração
O living deste apartamento de frente para o mar em Miami prova que é possível conseguir um resultado chique usando plantas no décor. O clima cubano e referências art déco são os principais trunfos do projeto assinado pelo escritório americano Studio Hus, que leva papéis de parede, móveis de formas orgânicas e toques de dourado.
E MAIS: Descubra cinco plantas pendentes fáceis de cuidar
É permitido pisar na grama
Para criar um clima de floresta urbana no apartamento, vale até grama artificial. Com algumas soluções simples e um toque de bom humor, a proprietária deste imóvel criou uma área de lazer lúdica e divertida com direito a ofurô e um espaço para fazer churrasco, tomar sol e reunir os amigos. Ela apostou em um pergolado de madeira mais baixo, paredes revestidas com placas de buchinho sintético e caixotes de feira misturados a plantinhas de verdade.
LEIA TAMBÉM: Samambaia: ela voltou para ficar
![10 apartamentos com muito verde para se inspirar (Foto: Divulgação) 10 apartamentos com muito verde para se inspirar (Foto: Divulgação)]()
Este tríplex de 900 m² amplamente iluminado tem jardins verticais em praticamente todos os ambientes. “A ideia era trazer o verde para dentro de casa”, contam as arquitetas Mariana Andersen e Mariana Guardani, do estúdio Casa 14. Um deles acompanha toda a volta do último andar, na área da churrasqueira. O do terraço da biblioteca (no piso intermediário) sobe até o pavimento superior, já que a parede é dupla. O projeto paisagístico é assinado por Gabriella Ornaghi e a instalação das paredes verdes foi executada pelo Movimento 90 graus.
SAIBA MAIS: Jardim vertical: Entenda como ele funciona
![10 apartamentos com muito verde para se inspirar (Foto: Divulgação) 10 apartamentos com muito verde para se inspirar (Foto: Divulgação)]()
O loft industrial da stylist holandesa Carin Scheve e do arquiteto italiano Francesco Caramella em Nova York pareceria frio sem a coleção de plantas do casal. Ao lado de móveis de design assinado e poltronas de segunda mão, os moradores dispuseram variadas espécies vegetais em vasos e suportes para compor um jardim interno que traz vida ao galpão de 800 m².
VEJA AINDA: 6 plantas que melhoram a energia da casa
Vintage com toques naturais
Um casal criativo reformou este apartamento no bairro de TriBeCa, em Nova York, investiu em plantas no décor e o resultado é um clima relaxante e acolhedor. A luz que entra pelas vidraças do loft da década de 1830 permite que as folhagens tropicais de diferentes tamanhos e texturas alcancem o topo do teto de pé-direito duplo. Uma daybed cheia de almofadas convida para alguns momentos de descanso em meio ao verde.
Nesta sala criada pelas arquitetas da Selvvva, suportes de ferro e cachepôs coloridos dão um charme a mais na decoração. “A ideia é criar um diálogo com o aspecto orgânico das plantas”, ensina Julia Rettman, sócia da marca, ao lado de Denise Yui.
E MAIS: Plantas, informação e design: a nova loja da Selvvva, em SP
No lar de Fred Gelli e Marina Ribas, um apartamento de 300 m² na Gávea, plantas, galhos e memórias acumuladas dão o tom da decoração afetuosa. “Um tronco caído, uma pedra, folhagens, tudo pode se transformar em ferramenta para criação. As formas do relevo carioca são imbatíveis. Basta observar ao redor”, diz o morador.
Quer acessar mais conteúdos da Revista Casa Vogue? Baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista e baixar o app da Casa Vogue.